PF reprime abuso sexual infantojuvenil na internet em São Paulo
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/06/2026
Diversos dispositivos eletrônicos com indícios de armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil foram apreendidos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (25/6), durante a deflagração de mais uma fase da Operação Mujaki e da Operação Desmascarados, ações de enfrentamento a crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
As operações foram realizadas em conjunto com a 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de São Paulo, no âmbito de uma atuação integrada entre as forças de segurança.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na capital paulista e em municípios da região metropolitana, expedidos pela Justiça Federal e pela Justiça Estadual. Durante as diligências, os agentes localizaram dispositivos eletrônicos que serão submetidos à perícia especializada.
Segundo a Polícia Federal, a análise preliminar do material apreendido identificou, em parte dos equipamentos, arquivos ilícitos relacionados a abuso sexual infantojuvenil, o que resultou na prisão em flagrante de quatro investigados.
Os dispositivos apreendidos serão periciados para aprofundamento das investigações, identificação de outros possíveis envolvidos e eventual localização de vítimas.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sem prejuízo de outras tipificações que possam surgir no decorrer das apurações.
A PF destacou ainda a importância da prevenção e do monitoramento do uso da internet por crianças e adolescentes, reforçando o papel de pais e responsáveis na orientação sobre segurança digital e na comunicação de situações suspeitas.