Secretaria do Meio Ambinete inaugura placas fotovoltaicas nesta quinta

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/08/2019

Um prédio datado de 1892, onde funcionou a antiga Fábrica de Fiação e Tecelagem Santa Maria, tombado pelo patrimônio histórico em 2017, e que em setembro de 2018 passou a ser a sede da Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema).
Um imóvel onde a história e a modernidade e, sobretudo, o conceito do uso consciente e sustentável dos recursos e na redução de gastos públicos se fazem presentes, a partir da implantação de um sistema energia solar fotovoltaica no imóvel.
A inauguração das placas solares está marcada para o dia 08 de agosto, às 11h30, na sede da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), que fica na Rua Santa Maria, 197 – Vila Hortência, com presença de autoridades, convidados e demais interessados. Vale ressaltar que já estão em funcionamento as 28 placas fotovoltaicas que ficam sobre o telhado, recebendo a luz do sol, diariamente, da cidade de Sorocaba.
A energia solar é uma energia renovável obtida pela luz do sol e utilizada como fonte de energia elétrica. É uma das formas mais limpas de produção de energia e que mais cresce no mundo, composta por painéis que captam a energia do sol. A Prefeitura de Sorocaba sai na frente nesta tecnologia, em prol do meio ambiente, da sociedade e da economia.
“A instalação das placas já refletiu de maneira considerável na nossa fatura de energia que era em média de 800,00 reais e hoje está abaixo de 100,00 reais”, comenta o chefe de divisão de educação e educomunicação Ambiental, Gentil Cesar Jr, um dos idealizadores do feito.
“O Sol é uma fonte inesgotável de energia e abundante em nossa região. A energia fotovoltaica não depende de regime de chuvas para manter reservatórios cheios ou da queima de combustíveis fósseis como nas outras matrizes energéticas, como as termoelétricas”, comenta o secretário da Pasta, Jessé Loures. “Trata-se de uma fonte de energia limpa e segura, não produzindo ruídos ou poluição e, além de tudo, fácil instalação. É garantia de sucesso”, completa.
“O sistema possui uma grande vida útil, cerca de 30 anos, o retorno de investimento, chamado “PayBack”, é garantido”, comenta Gentil. “Devemos considerar que se trata de uma energia limpa e atinge o tripé da sustentabilidade, envolvendo questões sociais, ambientais e financeiras”. “Quando não há consumo instantâneo da energia fotovoltaica gerada, é injetada na rede na forma de créditos de energia”, comenta.
Inovação tecnológica e sustentável
O prédio da Sema, além de possuir 28 placas fotovoltaicas, possui iluminação interna com lâmpadas de Led e, em breve, receberá um sistema de captação e água da chuva para reutilização em tarefas simples do dia a dia, tais como: regar hortas e jardins, limpeza do prédio e outras atividades.
A Sema está participando do Projeto de Eficiência Energética – PEE, promovido pela Cpfl Piratininga e Aneel. Se o projeto desenvolvido pela secretaria sair vitorioso, 10 escolas municipais serão contempladas com placas fotovoltaicas e iluminação de Led. A economia energética obtida pelos próprios municipais será revertida, obrigatoriamente, para realização de projetos socioambientais, com o envolvimento dos alunos, dos funcionários e de toda a comunidade.
“Estamos incentivando a criação de uma Lei Municipal que obriga que os prédios públicos municipais, migrem gradativamente, para esta tecnologia limpa, trazendo economia para os cofres públicos”, explica Gentil. “Hoje, gastamos muito com energia elétrica. Reduziremos drasticamente este valor”, garante.
Com informações da Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo