Sorocaba inicia entrega dos carnês do IPTU na primeira quinzena de fevereiro

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/01/2021

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), começará a distribuir, aos titulares de imóveis da cidade, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021, a partir da primeira quinzena de fevereiro.

Ao todo serão 309.109 carnês que serão enviados, via Correios, aos contribuintes que moram em Sorocaba.

Os boletos serão distribuídos conforme os CEPs dos respectivos endereços de entrega de cada imóvel. Os carnês serão enviados em três lotes com a previsão de que todos sejam entregues até o final de fevereiro.

Em 2021, o IPTU não teve aumento, incidindo unicamente a atualização monetária de 4,21%, seguindo a variação no período do IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e com base na Lei Municipal 7.328/2004.

Para efetuar o pagamento à vista ou em três parcelas com o desconto de 5%, o contribuinte deverá acessar o portal: iptu.sorocaba.sp.gov.br. Pelo mesmo endereço também é possível consultar o valor do IPTU.

Para o pagamento em três parcelas, após a efetivação do pagamento da primeira parcela, as parcelas 2 e 3 estarão disponíveis no mesmo portal para pagamento.

As opções de pagamento em 10 parcelas, à vista e em três vezes também estão disponíveis no próprio carnê de IPTU.

Em caso de extravio, para retirar a 2ª via do carnê, os titulares dos imóveis deverão comparecer em qualquer unidade das Casas do Cidadão, portando o carnê do exercício anterior e seus documentos pessoais. A 2ª via do carnê estará disponível a partir do dia 1° de março.

A contestação de valores do IPTU poderá ser realizada em qualquer unidade das Casas do Cidadão, até o vencimento da primeira parcela do carnê. Será necessária a abertura de um processo administrativo, efetuada pelo titular do imóvel, para que o setor responsável analise a solicitação.

Será necessário apresentar documento com foto constando CPF e uma cópia da capa e contracapa do carnê de IPTU 2021.

As Casas do Cidadão funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (somente a unidade do Paço Municipal funciona das 8h30 às 16h30).

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

Edição – André Fazano


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo