Região de Sorocaba ultrapassa 10 mil transferências digitais de veículos e economiza R$ 3,3 milhões
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/06/2026
A região de Sorocaba ultrapassou a marca de 10 mil transferências digitais de veículos realizadas por meio do serviço oferecido pelo Detran-SP. Implantada em março de 2024, a modalidade permite que todo o processo de compra e venda de veículos seja feito pela internet, sem a necessidade de comparecimento a cartórios ou unidades de atendimento.
De acordo com o Detran-SP, as mais de 10 mil operações concluídas já proporcionaram uma economia estimada de R$ 3,3 milhões aos moradores da região. Somente em Sorocaba, foram cerca de 5 mil transferências realizadas digitalmente, gerando economia superior a R$ 1,6 milhão.
O serviço possibilita que comprador e vendedor concluam a transferência em poucos minutos utilizando celular ou computador, por meio dos aplicativos do Detran-SP e do Poupatempo, além do portal oficial do órgão. O procedimento está disponível todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados.
Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 mil transferências digitais já foram concluídas desde a implantação da ferramenta. Segundo o governo paulista, a modalidade gerou uma economia superior a R$ 66 milhões aos usuários.
A Transferência Digital de Veículos foi criada para simplificar o processo de mudança de propriedade de automóveis, reduzindo burocracias e eliminando a necessidade de deslocamentos para a realização de parte dos procedimentos que antes exigiam atendimento presencial.