Trecho da Rio-Santos pode não existir mais, diz prefeito de São Sebastião

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/02/2023

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), declarou, nesta segunda-feira (20), que um trecho da rodovia Rio-Santos, entre Barra do Sahy e Juquehy, pode não existir mais. O local foi afetado pela queda de barreiras durante as fortes chuvas que atingiram a região.

“De Barra do Sahy até Juquehy não há mais ligação. Os técnicos do IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas] e também do IPA [Instituto de Pesquisas Ambientais], junto com o DER [Departamento de Estradas de Rodagem], farão mais uma série de vistorias para ver se a estrada ainda está lá”, explicou Felipe Augusto.

“É grande a quantidade de sedimentos, de rochas, de árvores que caíram em um trecho de aproximadamente 600 metros. Então, esse eixo carroçado da rodovia pode não existir mais. As avaliações estão sendo feitas”, continuou.

Ao menos 40 pessoas morreram e mais de 40 estão desaparecidas no litoral de São Paulo, segundo o governo do estado e a prefeitura de São Sebastião. Aproximadamente 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 permanecem desabrigadas.

Entre as mortes confirmadas até o momento, 39 são de pessoas de São Sebastião (Barra do Sahy, Juquehy, Camburi e Boiçucanga) e uma de Ubatuba.

A Defesa Civil do estado recomendou que a população evite o deslocamento para o litoral Norte até que a situação esteja normalizada.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a cidade nesta segunda-feira. A comitiva presidencial conta com a participação de 13 ministros, incluindo Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Ana Moser (Esporte).

Após sobrevoar a região atingida, o presidente conversou com a imprensa. Lula destacou que a tragédia no litoral paulista uniu os governos federal, estadual e municipal.

“Posso garantir que meus ministros, governador, estarão dispostos a conversar para que a gente compartilhe, para que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, disse Lula.


As informações são da CNN Brasil.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo