33% do PIB industrial do estado está entre Sorocaba e Campinas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 12/08/2022

O Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (12) contou com um quadro especial Economia e Negócios com o professor e economista Geraldo Almeida. Quinta geração de família sorocabana, Geraldo Almeida conta fatos do passado que contribuíram para a evolução e crescimento da cidade.

Falou ainda sobre a importância de se investir em tecnologia e preparar o jovem para o mercado de trabalho cada vez mais digital.

Destacou também a história da criação do aeroporto de Sorocaba que hoje passa por um processo de internacionalização e já é considerado um dos melhores do mundo na área de manutenção de aeronaves.

Internacionalização e ampliação do aeroporto

Na tarde de quinta-feira (11), a Prefeitura de Sorocaba recebeu o coronel-aviador Marcel Gomes Moure, presidente da Rede Voa, empresa responsável pela gestão do Aeroporto de Sorocaba “Aeroporto Bertram Luiz Leupolz”.

Durante o encontro com o prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais, o coronel Marcel anunciou investimento vultoso para a ampliação, modernização e a esperada internacionalização do aeroporto sorocabano, com previsão de conclusão desse processo até 2024.

O aporte permitirá ampliar o fluxo de aeronaves, tanto nacionais, como internacionais, no referenciado serviço de manutenção ofertado em Sorocaba. “Nossa cidade já é amplamente reconhecida pelo seu potencial no serviço de manutenção de aeronaves, sendo um dos maiores polos desse setor no mundo. Agora, com a internacionalização do aeroporto, que é algo que a cidade aguarda há mais de 50 anos, vamos ampliar ainda mais esse mercado e buscar a liderança mundial nesse segmento”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.

Trabalho em conjunto

O processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba conta com trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal. O espaço passará a contar com serviços da Receita Federal e Polícia Civil, além de investimentos em infraestrutura aeroportuária e de uma série de melhorias no entorno.   

“Sorocaba só tem a ganhar com esses novos investimentos, uma vez que a cidade já possui profissionais qualificados para atender ao aumento dessa demanda. Além disso, outros setores serão beneficiados com empregos diretos e indiretos, fora a ampliação na arrecadação do Município, que, consequentemente, trará diversos outros benefícios à população sorocabana”, destaca o secretário da Sedettur, Robson Coivo.

Academia ao ar livre e pista de skate

Outra excelente notícia para Sorocaba é a instalação de uma nova praça, na região do bairro Sol Nascente, na Zona Norte da cidade. Por meio de termo de doação com a Prefeitura de Sorocaba, a Rede Voa se comprometeu a entregar aos moradores um espaço totalmente revitalizado, com academia ao ar livre e pista de skate. “Iniciaremos as obras da praça no próximo mês de outubro e pretendemos concluir em até 60 dias”, afirmou o Coronel Marcel.

“Cada ação realizada em conjunto com a inciativa privada, bem como por meio do empenho das nossas equipes, é pensada em prol de todos os sorocabanos. Nosso trabalho, que tem sido ininterrupto, de domingo a domingo, é no sentido de colocar Sorocaba no topo, junto com as maiores metrópoles do mundo”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.

 Além do chefe do Executivo e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, também participaram do encontro o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto e os secretários Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade (Semob), e Paulo Henrique Marcelo, de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), além de equipe de engenheiros e biólogos da Rede Voa.

Ouça a entrevista completa com o professor e economista Geraldo Almeida!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo