Sorocabanos podem escolher “marca” de vacina na 3ª dose contra a Covid

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/11/2021

O secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, disse hoje (22) que para a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 a prefeitura optou por divulgar o fabricante da vacina que ficará disponível de segunda a sexta-feira nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Esta divulgação antecipada não era feita pelo município desde que a campanha começou.

Desta forma, o sorocabano poderá optar por qual “marca” de imunizante quer tomar na terceira dose. Estão disponíveis para a dose de reforço a Coronavac e a Pfizer.

Em entrevista ao repórter André Fazano, o secretário confirmou esta possibilidade e explicou que o país tem um cenário diferente com sobra de doses de vacinas e com a queda acentuada nos casos, óbitos e internações por Covid-19.

Outra situação, segundo o titular da pasta, é que muitas pessoas têm indicação médica para receber a vacina de determinado fabricante e agora estes moradores podem ter acesso às doses de acordo com o fabricante, sem necessidade de pedir autorização à pasta.

Além disso, a logística da secretaria fica mais organizada porque em cada dia da semana, apenas um tipo de vacina é disponibilizado na UBS.

O cronograma

O calendário é fixo e começou a valer nesta segunda-feira (22). No caso da terceira dose, a vacinação será feita para quem tomou a segunda dose há cinco meses.

A Coronavac, por exemplo, será ofertada às segundas e sextas-feiras sempre para a segunda e terceira dose e as sobras dos frascos serão destinadas para a aplicação da 1ª dose, no sistema conhecido como “xepa” para pessoas com mais de 18 anos.

A Pfizer será aplicada sempre às terças e sextas-feiras, também para a segunda e terceira dose e para a xepa. Neste caso, a primeira dose é destinada para maiores de 12 anos de idade.

Já a AstraZeneca ficará disponível às quartas e quintas-feiras, somente para a primeira e segunda dose.

O secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, explicou sobre a aplicação da terceira dose em Sorocaba

O titular da pasta ainda comentou sobre a perspectiva da pandemia para 2022, diante de uma nova onda da Covid-19 que é vivida pelos países europeus.

Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo