São Paulo receberá 1.806 leitos de UTI e 300 respiradores do governo federal

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/05/2020

O estado de São Paulo terá mais 1.806 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes com covid-19 que serão homologados até a próxima terça-feira (26), com apoio do Ministério da Saúde, anunciou nesta quinta-feira (21) o governador João Doria.
O número representa um aumento de 45% dos leitos disponíveis no estado, de acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, coordenador de testes de covid-19 e do Centro de Contingência do Coronavírus.
Doria disse que conversou com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, por telefone na quarta-feira (20). Além da homologação dos leitos, afirmou que o governo federal destinará ainda mais 300 respiradores para o estado de São Paulo, além dos outros 300 que devem chegar até sexta-feira. Ao todo, portanto, serão 600 respiradores destinados o sistema de saúde paulista pelo governo federal.
As datas para entrega dos novos respiradores e também devem a possibilidade de entrega de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ao estado pelo governo federal serão abordadas nesta tarde em uma reunião do ministro interino da Saúde com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann e o presidente do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e secretário municipal de saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple.
Segundo Reple, a liberação do governo federal diminui a possibilidade de médicos terem que decidir quais pacientes deverão usar ventilação mecânica ou não. “Com esses leitos e esses equipamentos, é quase certeza que não temos que ter essa decisão difícil. A pior coisa para o médico é ele ter que escolher ‘esse aqui vai pro aparelho, esse não'”, afirmou.
Doria afirmou que leitos e equipamentos “serão imediatamente destinados à capital, Região Metropolitana e Baixada Santista, áreas com maior necessidade para desafogarmos leitos de UTI”.
De acordo com o governador, há equipamentos e profissionais habilitados suficientes para atender os pacientes que vão ocupar os novos leitos. De acordo com Germann, há equipes sendo treinadas e retreinadas no Hospital das Clínicas para atuar em todo o estado.
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo