Polícia Federal faz operação em Sorocaba; inquérito apura crimes de estelionato e tráfico de drogas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/11/2018

A Polícia Federal cumpre hoje (21), em quatro estados, cinco mandados de prisão preventiva, nove de prisão temporária, além de 27 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de sequestro e bloqueio de bens em decorrência de investigações iniciadas no ano de 2017.
É a Operação  Nascostos, que significa “ocultos” no idioma italiano e faz alusão ao modus operandi utilizado pela organização criminosa descoberta em um inquérito policial que tramita na Delegacia da PF em Sorocaba para apurar de crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa com associação para o tráfico de entorpecentes.
Pessoas que estariam envolvidas nos crimes estão sendo ouvidas nos estados do AC, PR, RJ, DF e outros municípios do Estado de São Paulo.
Segundo nota da Polícia Federal, criminosos, fazendo-se passar por magistrado federal e se
utilizando de documentos falsos (inclusive, cartões de crédito clonados) de outras vítimas, compravam passagens aéreas para terceiros por rotas atípicas, em detrimento da imagem da Justiça Federal.
Em razão de outros dados obtidos, os policiais federais descobriram a existência de uma organização criminosa com bases em São Paulo, Campo Grande e Cuiabá com atuação em âmbito nacional e internacional.
Para a PF,  há indícios de que a quadrilha possa estar coligada ou ser uma célula integrante de alguma das facções criminosas conhecidas do público em geral. Essa organização mediante procedimentos fraudulentos, também, alugava veículos e não os devolvia às locadoras, comprava passagens aéreas para pessoas cooptadas, fazia reserva de hotéis e realizava financiamentos.
Alguns dos beneficiários das passagens e locação de veículos foram presos por tráfico de
entorpecentes e vários membros dessa organização criminosa também respondem por
crimes de homicídio e tráfico de entorpecentes e há indícios de transações financeiras internacionais.
Com informações do Setor de Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba
 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo