Projeto do VLT é reconhecido em Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado na Espanha
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 16/11/2018
O projeto VLT
A implantação do metrô de superfície em Sorocaba, como é conhecido VLT, prossegue em ritmo acelerado. O VLT circulará dentro da cidade desde a região próxima de George Oeterer, na divisa com Iperó, até o bairro de Brigadeiro Tobias. Nesse percurso haverá vários e modernos pontos de embarque e desembarque de passageiros, inclusive utilizando a antiga Estação Ferroviária no centro e um ponto de embarque e desembarque no Alto da Boa Vista, que concentra os serviços administrativos da cidade, com o ponto final na estação desativada de Brigadeiro Tobias.
Ele chegará à velocidade de 70 km/h e terá capacidade de transportar de 250 a 350 passageiros, conforme o modelo a ser escolhido. Funcionará à energia elétrica, ou seja, não vai gerar poluição ambiental e nem sonora, já que será um veículo silencioso. Poderá ter até sete vagões, todos interligados, equipados com ar condicionado, sinal de internet sem fio, tomadas para carregar de celular e sistema de segurança com vigilância interna por câmera de vídeo e completa comunicação com as estações e centros de controles. As plataformas de embarque ou desembarque terão 45 metros ou 35 metros.
Há duas semanas, um acordo de cooperação com a empresa Rumo, que opera a malha ferroviária que passa por Sorocaba, foi mais um passo dado da administração de José Crespo nesse projeto.
Com informações da Secom Sorocaba