Facens produz nova EPI para intubação de pacientes em estado grave pela covid-19

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/04/2020

A Facens, Centro Universitário de Sorocaba, iniciou nesta semana a produção de uma EPI (Equipamento de Proteção Individual) pioneira para a área hospitalar.
Trata-se de uma caixa de intubação, colocada em cima da cabeça de pacientes (sem tocá-los), por onde o médico insere as mãos e realiza a intubação, enquanto se mantém protegido das secreções comumente expelidas durante esse tipo de procedimento. A proteção é essencial para tratamento de pacientes infectados pelo Covid-19, devido ao alto nível de contágio que o vírus apresenta.
O novo instrumento deve ser sempre utilizado em conjunto com as demais EPIs, como máscara, luva e escudo facial. Durante a intubação, é comum o paciente tossir e engasgar, promovendo o efeito de aerossol. Essas gotículas expelidas expõem os médicos a alto risco de contágio do novo coronavírus. A EPI, usada principalmente dentro de centros cirúrgicos e UTIs, pode ser reutilizada após higienização.
A ideia do novo equipamento de proteção foi trazida à Facens pela Santa Casa de Sorocaba. O hospital entrou em contato com o Centro Universitário em busca de auxílio para o desenvolvimento de um protótipo.
Um modelo com melhor ergonomia foi desenvolvido pela equipe do Fab Lab Facens e aprovado por profissionais de saúde da Santa Casa de Sorocaba, ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e Hospital Regional de Sorocaba.

O novo tipo de EPI produzido pela Facens


“Desde que a COVID-19 começou a se espalhar pela Brasil, nossa equipe tem buscado incessantemente maneiras de contribuir com o setor de saúde e a sociedade. Nos sentimos muito animados quando a Santa Casa nos procurou para o desenvolvimento dessa caixa de intubação. Agora temos não uma, mas duas EPIs em produção”, explica Paulo Roberto Freitas de Carvalho, reitor da Facens.
Além desta nova EPI, a Facens contribui também a produção e doação de escudos faciais, feitos em uma fazenda de impressoras 3D criada na instituição de ensino. Os dois projetos são supervisionados pelo coordenador do Fab Lab da Facens, Ântoni Romitti. As iniciativas também têm colaboração da Dra. Karen Abrão, médica responsável pela área de Saúde e Tecnologia em Saúde do Centro Universitário, e do Diretor de Operações do IPFacens, Lester Faria.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Facens
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo