Após vacinação em massa, Botucatu tem queda de 71% nos casos de Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 28/06/2021
A cidade paulista de Botucatu faz parte do estudo conduzido pelo Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacinação contra a Covid-19 e seis semanas após realizar a vacinação em massa da população houve queda de 71,3% nos casos da doença.
A pesquisa também tem o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem produzido as doses do imunizante a partir do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), enviado pelo laboratório diretamente da China.
O estudo ainda tem como parceiros a Universidade de Oxford, o laboratório AstraZeneca, a Fundação Gates e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
No dia 16 de maio, mais de 65 mil moradores foram vacinados com doses da AstraZeneca. Receberam a vacina as pessoas de 18 a 60 anos.
De acordo com a prefeitura de Botucatu, a média móvel de casos de 20 a 26 de junho ficou em 283 casos por dia. Duas semanas antes, o número era de 988.
“As vacinas Covid-19 são doses de esperança para a população brasileira. A diminuição dos casos com a primeira dose já mostra bons resultados do estudo em Botucatu, que serve de base para o resto do país”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga – que esteve na cidade no primeiro dia de vacinação do estudo –, em nota.
Internações
Além da queda nos casos de Covid-19, a cidade de Botucatu também registra diminuição nas internações, segundo dados do Ministério da Saúde.
No dia 9 de junho havia 92 pessoas internadas na cidade. Já no dia 25 de junho eram 50 pessoas hospitalizadas com o diagnóstico positivo da doença. A queda foi de 46% no número de pessoas internadas após o início da vacinação em massa no município.
Com informações do Ministério da Saúde
Foto: Arquivo/ Agência Brasil