Editorial: A evolução da vida (15/01/2021)

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/01/2021

Sorocaba deverá se tornar a primeira cidade do país a receber o projeto de Indústria 4.0, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nesta semana, uma reunião definiu os rumos dessa iniciativa, que, para o entendimento de especialistas, é a saída para o Brasil recuperar os danos causados pela pandemia.

No Jornal das 5, de quinta-feira, o repórter André Fazano trouxe entrevista com o diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, que detalhou o projeto que está sendo desenvolvido com o objetivo de implantar na cidade o conceito de Indústria 4.0.

Tecnicamente, trata-se de uma nova revolução industrial baseada em evoluções tecnológicas que privilegiam a comunicação máquina a máquina; além de recursos da chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Por diversas vezes, no quadro Economia e Negócios, com o professor e economista Geraldo Almeida, o tema foi abordado pelo colunista que explica de forma didática a tendência tecnológica e a inovação.

Um dos principais erros para quem ainda não domina esse conceito é pensar que a tecnologia já evoluiu ao nível máximo na indústria.

Contudo, a inovação tecnológica tem mostrado que este campo é bem vasto e que muitas descobertas ainda podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar o país a deslanchar no segmento tecnológico.

Sorocaba e região têm uma planta muito bem consolidada com universidades e faculdades que servem de verdadeiros laboratórios para desenvolver o conhecimento.

No centro disso tudo, está o Parque Tecnológico de Sorocaba idealizado e inaugurado pelo então prefeito Vitor Lippi, atualmente deputado federal e que continua atuando nos braços da tecnologia e ciência.

No Parque Tecnológico da cidade, o espaço para a aplicação do conhecimento e desenvolvimento tecnológico e inovativo é o ideal para que Sorocaba emplaque de uma vez por todas nesse setor.

O Núcleo do Parque abriga a estrutura de gestão e administração do espaço, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções, com dois auditórios de 100 lugares e o outro com 500 lugares, e hall para exposições, além de uma ampla Área de Convivência com espaço para restaurante.

A estrutura está pronta e um dos principais fatores é o setor de incubação.

Muitas startups estão incubadas naquele espaço, onde seus membros atuam única e exclusivamente para desenvolver o conhecimento, elaborar projetos e aplicar conceitos que, de muito úteis, fizeram as incubadas acelerarem no mercado tecnológico com sua inovações ou criações.

Então, Sorocaba não tem do que reclamar quando se debate a questão tecnológica.

Com o programa de aceleração da Prefeitura de Sorocaba no Parque e os investimentos necessários para a operacionalização desse complexo, o prefeito Rodrigo Manga, assim como os então prefeitos Vitor Lippi e Renato Amary, pretende, finalmente, tornar Sorocaba uma Cidade Inteligente.

Com incentivos nas principais áreas de atuação: automobilística, energias renováveis, biomateriais, smart cities e economia criativa; o Parque Tecnológico está pronto para o futuro e para a Indústria 4.0.

A aplicação da internet das coisas, inteligência artificial, big data são características da Indústria 4.0 que podem ser encontradas facilmente no Parque Tecnológico de Sorocaba.

A contrapartida desse centro tecnológico sorocaba é justamente as parcerias com diversas instituições que permitem uma ajuda importante e necessária para o desenvolvimento da indústria de Sorocaba e região.

Como disse Nelson Cancellara, o diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba, o prefeito Rodrigo Manga quer que o PTS volte a sua origem, que é criar, inovar e empreender para o povo de Sorocaba e região.

De fato, já passava da hora de o governo municipal investir no desenvolvimento do parque que, ao longo de seus poucos anos de existência, vem ajudando muitos empreendedores, microempresários e empresários a recolocar o vagão nos trilhos e seguir a evolução tecnológica, ou melhor, a evolução da vida.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo