TSE realiza testes e afirma que garante segurança no processo eleitoral

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/11/2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que, nos últimos dias, foram realizados testes adicionais no computador e nos sistemas que realizam a totalização (soma) de votos e divulgação de resultados de todo o país no 2.º turno das eleições municipais neste domingo (29).

A avaliação da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE é de que o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno.

No 1.º turno, no dia 15 de novembro, um problema no computador que recebe os votos e faz a divulgação atrasou a apuração em todo país.

Os testes tiveram a participação de cartórios eleitorais de 24 estados brasileiros. O objetivo foi validar a performance e a eficácia dos sistemas de transmissão e recebimento de arquivos de urna, bem como de totalização e de divulgação de resultados.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral reitera o compromisso com a transparência e com a segurança do processo eleitoral brasileiro.

No domingo, eleitores de 57 municípios voltam às urnas para o segundo turno. Devido aos problemas de instabilidade ocorridos no primeiro turno, o aplicativo e-Título poderá ser baixado somente até as 23h59 deste sábado (28). Por meio do aplicativo, o eleitor pode justificar ausência na votação.

Com informações do TSE e Agência Brasil

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo