Comissão de Ética da Câmara de Votorantim aprova continuidade de investigação contra Fernando Fernandes
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/07/2026
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim aprovou, por unanimidade, o prosseguimento da investigação envolvendo o vereador Fernando Fernandes.
A decisão foi tomada durante reunião da comissão e refere-se a um episódio ocorrido na 21ª sessão ordinária, realizada no dia 23 de junho.
Votaram pela continuidade da apuração os vereadores Luciano Camps, Gaguinho, Roberto França, Diego da Padaria e Lu Ferrari. Na mesma reunião, o vereador Roberto França foi escolhido como relator do procedimento.
A investigação foi instaurada após uma denúncia encaminhada à Ouvidoria da Câmara por um estagiário com deficiência. Segundo o relato, Fernando Fernandes teria feito uma manifestação durante a sessão que agora será analisada pela Comissão de Ética.
Vamos relembrar esse momento.
O episódio ocorreu durante a discussão de uma homenagem a um atleta paralímpico. Embora a fala tenha sido, em tese, direcionada ao trabalho do estagiário na produção de fotografias, a comissão irá analisar o contexto em que a manifestação foi feita para verificar se houve eventual conduta de caráter capacitista e possível violação ao decoro parlamentar.
Segundo a Comissão de Ética, os elementos reunidos até o momento justificam o prosseguimento da instrução processual. O procedimento seguirá com a coleta de informações, assegurando ao vereador Fernando Fernandes o direito ao contraditório e à ampla defesa.