Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam no 2º turno com 45%

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/05/2026

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (16/5) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a empatar numericamente com o senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual 2º turno das eleições presidenciais.

Segundo o levantamento, Lula tem 45%, e Flávio, 45%. Os números mostram empate técnico entre ambos, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os entrevistados responderam à pergunta: “Se o segundo turno da eleição para presidente fosse hoje e a disputa ficasse apenas entre [Lula e Flávio Bolsonaro], em quem você votaria?”

  • Lula (PT): 45%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 45%
  • Brancos/nulos: 13%
  • Indecisos: 1%

Na pesquisa anterior, divulgada em abril, Flávio tinha ultrapassado Lula numericamente. O senador tinha 46% de intenções de voto, e o titular do Planalto, 45%.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha de 12 a 13 de maio de 2026.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais no Brasil. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o código BR-00290/2026.

(Merópoles)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo