FAB abre compra de gaviões para proteger aeronaves e operação deve gerar custos aos cofres públicos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/05/2026

Aeronáutica pretende utilizar aves de rapina para afastar animais das pistas e reduzir riscos de acidentes (Imagem: Biocev / Divulgação)

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu um edital para a aquisição de seis gaviões-asa-de-telha que serão utilizados no controle de fauna em áreas operacionais da Aeronáutica, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte de uma estratégia para reduzir o risco de colisões entre aeronaves e aves próximas às pistas de pouso e decolagem.

Embora o valor total previsto para a contratação não tenha sido oficialmente divulgado no edital, a medida envolve gastos públicos com aquisição, treinamento, manejo e manutenção das aves de rapina utilizadas nas operações de segurança aérea.

Segundo a Aeronáutica, os gaviões serão usados principalmente para afastar pombos e outros animais que representam ameaça às aeronaves. O método utiliza técnicas de falcoaria, prática considerada eficiente em aeroportos brasileiros e internacionais para reduzir ocorrências conhecidas como “bird strike”, quando aves colidem com aviões.

De acordo com o edital, os animais deverão estar legalizados e em boas condições de saúde. A escolha do gavião-asa-de-telha ocorreu por conta do comportamento da espécie, que atua bem em grupo e responde ao comando humano durante operações em áreas amplas, como pistas e pátios aeroportuários.

Dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) mostram que o Brasil registrou mais de 900 ocorrências de colisões entre aeronaves e aves no último ano, cenário que aumentou a preocupação das autoridades aeronáuticas com a segurança operacional.

O uso de aves de rapina em aeroportos não é novidade no País. Em Porto Alegre, por exemplo, a técnica já foi adotada anteriormente pela Infraero e apresentou redução significativa nos registros de colisões entre pássaros e aeronaves.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo