Notícias

STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta sexta-feira (24) para manter a prisão preventiva do ex-presidente do BRB (Banco Regional de Brasília) Paulo Henrique Costa. Ele está detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Os ministros André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques votaram para manter a prisão. O ministro Dias Toffoli se declarou suspeito. Ainda falta o voto do ministro Gilmar Mendes.

O julgamento ocorre no plenário virtual e será finalizado às 23h59 desta sexta-feira.

Na modalidade virtual, os ministros não discutem, apenas apresentam seus votos. Se houver pedido de vista, o julgamento será suspenso. Caso haja um pedido de destaque, o caso é levado ao plenário físico.

Prisão de Paulo Henrique Costa

Costa foi preso na manhã do dia 16 de abril pela Polícia Federal, em Brasília, após determinação do ministro André Mendonça.

A medida ocorreu em meio à nova fase da Operação Compliance Zero, que apura um esquema de lavagem de dinheiro para pagamento de propina a agentes públicos.

Segundo a PF, a suspeita é de que Costa tenha recebido ao menos seis imóveis de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master — dois em Brasília e quatro em São Paulo —, avaliados em R$ 146,5 milhões, como forma de propina para facilitar as negociações entre os dois bancos.

Além de Costa, o advogado Daniel Lopes Monteiro, que representou o Banco Master em negociações, foi preso durante a operação na quinta-feira. Os policiais federais ainda cumpriram sete mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e em São Paulo.

(Portal R7)

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

2 horas atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

4 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

5 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

5 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

6 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

6 horas atrás