STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/04/2026
A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta sexta-feira (24) para manter a prisão preventiva do ex-presidente do BRB (Banco Regional de Brasília) Paulo Henrique Costa. Ele está detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Os ministros André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques votaram para manter a prisão. O ministro Dias Toffoli se declarou suspeito. Ainda falta o voto do ministro Gilmar Mendes.
O julgamento ocorre no plenário virtual e será finalizado às 23h59 desta sexta-feira.
Na modalidade virtual, os ministros não discutem, apenas apresentam seus votos. Se houver pedido de vista, o julgamento será suspenso. Caso haja um pedido de destaque, o caso é levado ao plenário físico.
Prisão de Paulo Henrique Costa
Costa foi preso na manhã do dia 16 de abril pela Polícia Federal, em Brasília, após determinação do ministro André Mendonça.
A medida ocorreu em meio à nova fase da Operação Compliance Zero, que apura um esquema de lavagem de dinheiro para pagamento de propina a agentes públicos.
Segundo a PF, a suspeita é de que Costa tenha recebido ao menos seis imóveis de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master — dois em Brasília e quatro em São Paulo —, avaliados em R$ 146,5 milhões, como forma de propina para facilitar as negociações entre os dois bancos.
Além de Costa, o advogado Daniel Lopes Monteiro, que representou o Banco Master em negociações, foi preso durante a operação na quinta-feira. Os policiais federais ainda cumpriram sete mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e em São Paulo.
(Portal R7)