Justiça fixa mínimo de 50% da frota em caso de novas paralisações de ônibus em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/03/2026

A Justiça do Trabalho determinou que o Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Sorocaba mantenha ao menos 50% da frota em circulação durante eventuais novas paralisações no transporte público da cidade.

A decisão liminar foi assinada pelo desembargador Wilton Borba Canicoba, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O despacho também estabelece multa diária de R$ 5 mil por trabalhador que descumprir a determinação, valor que deverá ser pago pelo sindicato.

Além da medida, a Justiça marcou para o dia 19 de março uma audiência de mediação e conciliação entre representantes da categoria, empresas de transporte e demais envolvidos no caso.

As paralisações ocorreram após a agressão a um motorista de ônibus registrada no último sábado, dia 7.

O episódio gerou protestos da categoria, que reivindica mais segurança no transporte público.

A primeira paralisação aconteceu na segunda-feira, quando os trabalhadores interromperam a circulação de ônibus para protestar contra a violência e cobrar medidas de proteção aos motoristas.

Na ocasião, foram discutidas propostas como reforço no policiamento e a implantação de um botão de pânico nos veículos.

Entretanto, a decisão judicial que determinou a soltura do agressor confesso na terça-feira provocou nova reação da categoria.

Na quarta-feira, motoristas realizaram uma nova paralisação, desta vez sem aviso prévio, o que levou a Prefeitura de Sorocaba a recorrer à Justiça para garantir a continuidade mínima do serviço de transporte público na cidade.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo