Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/03/2026

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e 28 de março, sempre a partir das 20h, no Ponto de Cultura Casa Rosa Manjericão, em São Roque (SP). Com entrada gratuita, o evento reúne diferentes linguagens artísticas e tem como proposta valorizar o protagonismo feminino na cultura.
A programação inclui artes visuais, música, audiovisual, teatro e literatura, com apresentações, exibições e encontros com artistas.
Segundo Isa Pezzota, responsável pela Casa Rosa Manjericão e idealizadora do festival, a proposta é criar um espaço de troca e fortalecimento da produção cultural feita por mulheres.

“Trata-se de um festival concebido e realizado por mulheres. Nosso objetivo é criar um ambiente de troca, aprendizado e expressão entre mulheres com diferentes histórias e vivências. O foco é o protagonismo feminino e o evento é aberto a todas as pessoas que queiram participar e celebrar conosco”, afirma.
Abertura com instalação artística
A abertura do festival acontece no dia 13 de março, com a Ocupação Artística “Território Vida — Corpo em Travessia”, da artista Luana Saggioro. A instalação é organizada em quatro núcleos interligados e articula cerâmica, memória, processo criativo e vídeo-dança, explorando transformações da matéria entre repetição e singularidade.
Música, cinema e teatro
No dia 14 de março, a cantora e atriz Fernanda Teka, de Sorocaba, apresenta o encontro musical “Reverso”, um show em formato voz e violão baseado em seu primeiro álbum solo.
Já no dia 18, o público poderá assistir ao curta documental experimental “Projeto Closet São Paulo”, seguido de roda de conversa com a roteirista e diretora Alice Stamato. O filme propõe reflexões sobre as contradições enfrentadas pela população LGBTQIA+.
A programação segue no dia 21 de março com a performance teatral “A Espanhola”, com a atriz Amanda Sobral, dirigida pela dramaturga Lisa Camargo, também acompanhada de conversa com o público.
Encerramento com lançamento literário
O festival será encerrado no dia 28 de março, com um sarau e lançamento do livro infantojuvenil “Cyber PANC e Só Zé: O resgate de um superpoder pifado e outras caraminholas”, da escritora são-roquense Mariana Brecht, finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura.
O festival é realizado por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, conforme a Lei Municipal 4.084/2013.
PROGRAMAÇÃO
A partir das 20h na Casa Rosa Manjericão (Rua Antônio Cavaglieri, nº 15, no Centro, em São Roque).
13/03
Abertura com a Ocupação Artística Território Vida — Corpo em Travessia, de Luana Saggioro
14/03
Encontro musical REVERSO, com Fernanda Teka
18/03
Exibição do curta Projeto Closet São Paulo e roda de conversa com Alice Stamato
21/03
Performance teatral A Espanhola e roda de conversa com Lisa Camargo
28/03
Sarau e lançamento do livro Cyber PANC e Só Zé, de Mariana Brecht
SERVIÇO
Festival “Elas na Casa” – 9ª edição – Entrada gratuita
Datas: 13, 14, 18, 21 e 28 de março
Horário: 20h
Local: Casa Rosa Manjericão
Endereço: Rua Antônio Cavaglieri, 15 – Centro – São Roque (SP)