Candidata de IA disputa eleições na Colômbia

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/03/2026

A Colômbia terá uma candidatura inusitada nas eleições legislativas marcadas para o próximo dia 8: uma postulante criada por Inteligência Artificial. Batizada de “Gaitana IA”, a iniciativa se apresenta nas redes sociais como candidata ao Congresso pela circunscrição indígena.

Nos vídeos divulgados online, a personagem aparece como uma mulher de pele azul e voz robótica. A proposta, segundo os criadores, é utilizar tecnologia para ampliar a participação popular nas decisões do Legislativo. Na cédula, a candidatura deve ser identificada pela sigla “IA”, em azul.

Plataforma digital e criadores do projeto

O perfil oficial descreve a candidatura como uma plataforma comunitária. A iniciativa foi desenvolvida pelo engenheiro mecatrônico Carlos Redondo e pela estudante de psicologia Natalia Aase.

Em publicações nas redes, “Gaitana” afirma que, caso eleita, pretende transformar o mandato em um espaço de consulta permanente à população por meio de ferramentas digitais.

Propostas baseadas em tecnologia

Em um dos vídeos, a candidata virtual sugere que projetos de lei sejam submetidos previamente aos eleitores por meio de aplicativos de celular. A proposta prevê que os cidadãos analisem, debatam e decidam coletivamente antes da votação no Congresso.

Segundo a publicação, cada voto seria registrado em blockchain — tecnologia que funciona como um banco de dados público, descentralizado e considerado de difícil adulteração, o que garantiria transparência e rastreabilidade às decisões.

A personagem também afirma que a Inteligência Artificial poderia auxiliar na elaboração de propostas legislativas. A ideia é que cidadãos apresentem sugestões à plataforma, que organizaria o texto e o submeteria à comunidade. Havendo consenso, o projeto seria formalmente encaminhado ao Congresso.

“Cada cidadão se transforma em um congressista”, diz a mensagem divulgada nas redes.

Temas da campanha e calendário eleitoral

Além das propostas tecnológicas, os vídeos abordam temas centrais da disputa eleitoral, como corrupção, exploração do trabalho e salário mínimo — um dos principais assuntos em debate no país.

Os colombianos vão às urnas em 8 de março para renovar o Congresso. Já em 31 de maio está previsto o primeiro turno da eleição presidencial que definirá o sucessor de Gustavo Petro. Pela legislação colombiana, o presidente não pode disputar a reeleição.

Com informações da CNN


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo