Mapa lança canal “Alerta Pragas” para reforçar a defesa agropecuária no Brasil
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/02/2026
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deu um passo estratégico para proteger a produtividade no campo. Por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), foi criado o Alerta Pragas, um canal direto e exclusivo para a notificação de suspeitas de doenças agrícolas, pragas exóticas ou organismos emergentes que ainda não têm presença estabelecida no território nacional.
A iniciativa visa acelerar a detecção precoce e mitigar riscos que podem comprometer drasticamente a economia e o meio ambiente. Dados da Embrapa indicam que o custo com defensivos agrícolas pode representar até 30% do custo total de produção, tornando a prevenção a ferramenta mais eficaz para a rentabilidade do produtor.
Como realizar uma notificação?
Produtores, técnicos, empresas e cidadãos podem colaborar enviando um e-mail para alertapragas@agro.gov.br. Para que a análise técnica seja eficiente, a mensagem deve conter:
- Descrição detalhada da ocorrência;
- Imagens (fotos ou vídeos) da praga ou dos danos na cultura;
- Localização exata e data da observação;
- Informações de contato do comunicante.
Após o recebimento, a equipe da SDA avalia os dados e, se necessário, aciona unidades de vigilância para inspeções de campo, coleta de amostras e medidas de controle.
Vigilância contra ameaças invisíveis
O controle fitossanitário é um desafio constante. Um exemplo crítico é a ferrugem asiática da soja, que pode dizimar até 90% de uma colheita. Segundo o Consórcio Antiferrugem, o Brasil já monitora centenas de casos da doença, reforçando a importância de ferramentas de comunicação ágil como o Alerta Pragas.
Com este novo canal, o Governo Federal espera ampliar a rede de monitoramento e garantir que o patrimônio agropecuário brasileiro permaneça protegido contra ameaças biológicas. (Com informações da Brasil 61)