Lula afirma que Brasil tomou a decisão certa ao ser cauteloso com relação ao tarifaço

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/02/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na madrugada deste domingo (22), acreditar que o Brasil agiu corretamente ao ter cautela para tratar o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com Lula, o governo brasileiro “tomou as decisões corretas, já que uma parte das coisas já tinha sido mudada pelo próprio governo americano e agora tivemos outra decisão da Justiça americana contrariando aquilo que era a tese do presidente Trump”, afirmou.

A declaração foi feita após a Suprema Corte dos Estados Unidos decidir que Trump extrapolou sua autoridade ao impor um amplo aumento de tarifas sobre importações de quase todos os parceiros comerciais dos EUA.

Após a ação da Justiça, o republicano anunciou o aumento das tarifas globais de 10% para 15%. Lula disse ainda que deseja que Trump passe a tratar todos os países igualmente após a decisão.

Este é o último dia do presidente brasileiro na Índia. Em seguida, ele segue para a Coreia do Sul.

Durante a viagem, Brasil e Índia assinaram seis memorandos de entendimento, espécie de acordos preliminares, nas áreas de saúde, tecnologia, pesquisa científica e comunicações e o documento inédito de compromissos sobre minerais críticos e terras raras.

Com informações do Portal G1.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo