André Mendonça chama delegados do caso Master para reunião nesta sexta-feira

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/02/2026

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu uma reunião com os delegados que apuram o caso do Banco Master. Ele foi sorteado, nessa quinta-feira (12), como o novo relator dos processos,após Dias Toffoli pedir para deixar essa função. Apesar da troca, as medidas adotadas até o momento na ação estão mantidas.

A informação foi confirmada pelo R7. Na reunião, o ministro pretende saber mais sobre o andamento da investigação e os próximos passos dela.

Durante reunião nessa quinta-feira (12) com os demais ministros do STF, Toffoli desistiu de comandar o processo. O encontro foi convocado pelo presidente do Supremo, Edson Fachin, para discutir o relatório elaborado pela PF (Polícia Federal) referente à perícia feita no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

A corporação comunicou ter encontrado no aparelho documentos com menções a Dias Toffoli e a outros ministros do STF.

A PF, então, levantou a hipótese de que Toffoli fosse declarado suspeito. Contudo, na reunião, os ministros concluíram que não havia cabimento para que a PF fizesse o pedido de que Toffoli deixasse a relatoria dos processos do caso Master.

Ainda assim, segundo nota divulgada após o encontro, o próprio Toffoli pediu o envio das peças processuais à Presidência do STF, “considerados os altos interesses institucionais” no assunto.

Na mesma nota, os ministros reconheceram a plena validade dos atos determinados por Toffoli até aquele momento e consideraram não haver suspeição ou impedimento para a atuação do ministro.

O texto também afirma que os colegas de Corte prestaram apoio pessoal ao ministro e destaca que ele atendeu a todos os pedidos formulados pela Polícia Federal e pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

(Portal R7)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo