BC vai propor mudanças em regras do FGC após “caso Master”

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/02/2026

BC (Banco Central) vai propor mudanças nas regras do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), após o caso do Banco Master. É o disse o diretor de Regulação da autarquia, Gilneu Vivan em encontro com banqueiros nesta segunda-feira (9).

“Devemos incluir na agenda deste ano a revisão de regras do FGC, a definição de regras paea distribuição de títulos e a discussão sobre transparência dos intermediários. Isso deve estar organizado até meados de março”, disse.

O FGC é um fundo abastecido por depósitos de instituições do sistema financeiro e serve como “colchão” em caso de colapsos bancários, ressarcindo investidores. No caso do Master, o mecanismo fará o maior resgate de sua história, de quase R$ 50 bilhões.

Na sua participação, Vivan — assim como disse Gabriel Galípolo, o presidente do BC, pouco antes — defendeu um debate sobre o “perímetro regulatório” da autarquia. A ideia é de que a autoridade possa supervisionar instituições hoje fora da sua fiscalização.

(CNN Brasil)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo