Sorocaba confirma primeiro caso de raiva em morcego deste ano
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/01/2026
Sorocaba confirmou o primeiro caso de raiva em morcego registrado no município em 2026. O animal foi encontrado no bairro Jardim Tropical, na Zona Oeste da cidade, no dia 14 de janeiro, e teve o resultado positivo confirmado nesta segunda-feira (20).
A confirmação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SES), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses. Após o diagnóstico, o órgão iniciou um bloqueio preventivo com visitas a imóveis localizados em um raio de 500 metros do ponto onde o morcego foi encontrado.
De acordo com a SES, as equipes realizam orientações aos moradores e distribuem materiais informativos sobre os hábitos dos morcegos, a transmissão da raiva e os procedimentos recomendados ao encontrar animais em situação anormal. Os agentes também fazem vistorias para identificar possíveis abrigos desses animais e verificam se houve contato de cães, gatos ou pessoas com morcegos, além de conferir a situação vacinal dos animais domésticos.
Segundo a secretaria, não há risco imediato para a população. A ação tem caráter preventivo e busca impedir a transmissão da doença, especialmente por meio da identificação de possíveis contatos entre morcegos infectados, humanos e animais domésticos.
Nos casos em que animais domésticos tenham tido contato com morcegos, a equipe da Zoonoses realiza o reforço da vacinação. Quando há registro de contato humano, a pessoa é encaminhada para atendimento antirrábico.
Casos na região
Este é o segundo caso confirmado de raiva em morcegos na região em 2026. Na última quarta-feira (14), o município de Jundiaí (SP) confirmou o primeiro registro da doença neste ano. O morcego infectado foi encontrado na grade de escoamento de água do quintal de uma residência.
Segundo a Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), este foi o primeiro caso da doença em morcegos registrado na cidade em 2026. Em novembro do ano passado, um gato foi diagnosticado com raiva, no primeiro caso da doença em um animal doméstico no município desde 1983.
Dados da prefeitura indicam que, em 2025, Jundiaí registrou seis casos de raiva em morcegos e um em gato. Em 2024, foram confirmados dez casos da doença em morcegos.
Em Sorocaba, ao longo de 2025, foram registrados oito casos de raiva, sendo dois no bairro Jardim São Carlos. O número representa aumento expressivo em relação aos anos anteriores, que contabilizaram um caso em 2024 e dois em 2023.
Orientações à população
Em casos de mordedura, arranhadura ou contato com saliva de animais suspeitos de raiva, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água corrente e sabão por, no mínimo, 15 minutos, e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.
Todos os acidentes envolvendo cães, gatos, morcegos ou outros animais domésticos e silvestres devem ser comunicados à Vigilância Epidemiológica para acompanhamento adequado.
Desde maio de 2024, Sorocaba conta com dois postos fixos de vacinação antirrábica. De acordo com a Unidade de Vigilância em Zoonoses, cães e gatos vacinados mediante agendamento devem ter mais de três meses de idade.
O agendamento pode ser feito das 9h às 16h pelos telefones (15) 3229-7333, para o posto localizado na Rua Nain, 57, no Jardim Betânia, e (15) 3222-2484, para o posto da Avenida Itavuvu, 5830, no Jardim Hebert de Souza.