Chuvas intensas provocam alagamentos, quedas de árvores e interdição de rodovia no litoral paulista

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 04/01/2026

As chuvas que atingem o litoral do Estado têm causado grandes transtornos desde a tarde de sábado até a manhã deste domingo. De acordo com a Defesa Civil estadual, os volumes elevados foram registrados em diversas regiões, com destaque para o Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Ribeira e áreas da Grande São Paulo.

Em Ubatuba, no Litoral Norte, dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) apontam que, em apenas seis horas, o município acumulou 158 milímetros de precipitação, o equivalente a cerca de 65% da média esperada para todo o mês de janeiro, que é de 242 mm. Com isso, o acumulado mensal já chega a 184,3 mm, aproximadamente 76% do previsto.

A Defesa Civil Municipal registrou alagamentos em vias como a Rua Usina Velha, no Perequê-Açu; Rua Botafogo, no Estufa I; Rua Vasco da Gama, no Estufa II; e na Avenida Rio Grande do Sul. Equipes seguem em campo realizando vistorias técnicas e monitorando áreas de risco. Até o momento, não há registro de vítimas, desabrigados ou desalojados na cidade.

No Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu, foram registradas três quedas de árvores na Rodovia Ivo Zanella, nos quilômetros 1, 2 e 7, no sentido leste. O trecho opera com interdição parcial. Não houve vítimas, e equipes do DER atuam na remoção das árvores e limpeza da pista.

Já em Juquiá, rajadas de vento de aproximadamente 52 km/h provocaram o desabamento de uma residência, deixando dois moradores afetados. Uma pessoa sofreu escoriações e foi encaminhada ao hospital da região, enquanto a outra ficou desalojada. Também houve destelhamento na Vila Olímpica Municipal. A Defesa Civil segue realizando vistorias no município.

No Litoral Norte, por medida de segurança, a Serra Mogi-Bertioga (SP-098) foi temporariamente interditada na manhã deste domingo, entre os quilômetros 77 e 98. Nas últimas 72 horas, o volume de chuva na região chegou a cerca de 200 milímetros, acima do limite considerado seguro para a operação da via. A alternativa para os motoristas é o Sistema Anchieta-Imigrantes.

Levantamento estadual aponta altos acumulados de chuva em municípios como Ubatuba, Caraguatatuba, São Vicente, Peruíbe, Ilhabela, Itanhaém, Santos, Praia Grande, Ribeirão Pires e Santo André, reforçando o alerta para novos episódios de instabilidade.

A Defesa Civil do Estado mantém o Gabinete de Crise mobilizado e segue em monitoramento contínuo, com atuação integrada entre órgãos estaduais, municipais e concessionárias, orientando a população e reforçando medidas preventivas em áreas mais vulneráveis.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo