Terremoto de magnitude 6,5 atinge Cidade do México e interrompe coletiva da presidente
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/01/2026

Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a Cidade do México na manhã desta sexta-feira (2), segundo informou o Serviço Sismológico Nacional. O tremor foi sentido em diversos pontos da capital e causou momentos de tensão entre moradores e autoridades.
O abalo sísmico interrompeu a entrevista coletiva matinal da presidente Claudia Sheinbaum, realizada no Palácio Nacional. Enquanto respondia a uma pergunta, a presidente reagiu ao tremor dizendo: “Ui, está tremendo!”. Ela interrompeu a fala e pediu calma antes de deixar o púlpito junto aos demais presentes.
Minutos depois, Sheinbaum retornou ao local e informou que o epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 15 quilômetros de San Marcos, no estado de Guerrero, no sul do país. Segundo a presidente, até aquele momento não havia relatos de vítimas nem de danos graves.
Autoridades reforçaram que o tremor foi percebido com mais intensidade em áreas centrais da capital, região considerada mais vulnerável por estar assentada sobre um antigo leito de lago, com solo lamacento que amplifica os efeitos dos terremotos, especialmente os originados na costa de Guerrero.
O México tem um histórico de grandes terremotos. Em 19 de setembro de 1985, um abalo de magnitude 8,1 devastou parte da Cidade do México e deixou ao menos 12.843 mortos, segundo registros oficiais. Já em 2017, na mesma data, outro terremoto, de magnitude 7,1, causou 369 mortes, a maioria na capital.
Situado sobre a convergência de cinco placas tectônicas, o país está entre os mais afetados por atividades sísmicas no mundo. Para reduzir riscos, o México conta com sistemas de alerta sísmico, incluindo aplicativos e alto-falantes instalados em postes, que podem avisar a população com até um minuto de antecedência em casos de tremores mais fortes.