Alerta de tempestade: Defesa Civil dá dicas para evitar acidentes

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/11/2025

A Defesa Civil emitiu um alerta para tempestades entre esta sexta-feira (7) e sábado (8) em todo o Estado de São Paulo em função da passagem de um ciclone extratropical na costa da região Sudeste.

Além de chuvas intensas, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de rajadas de ventos que podem superar os 100 km/h em algumas regiões, com forte potencial destrutivo, queda de raios e de granizo.

De acordo com a meteorologia, os locais mais expostos às rajadas de ventos são o litoral Norte e Sul, com previsão de ventos de até 115 km/h, e a Capital e Região Metropolitana de São Paulo, com ventos de 100 km/h.

As rajadas acima de 70 km/h já são suficientes para provocar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções de energia. Acima de 100 km/h o risco aumenta de forma significativa, exigindo atenção redobrada da população.

Recomendações à população

  • Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
  • Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
  • Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
  • Nunca atravesse áreas alagadas;
  • Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
  • Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo