Documentário premiado revela a fascinante trajetória do Poder Judiciário brasileiro
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/10/2025
Em tempos de intensos debates sobre o papel e os limites da Justiça, Sorocaba recebe uma exibição especial de Justiça! Uma História, documentário longa-metragem que promete surpreender o público com uma viagem envolvente pelas origens e transformações do Poder Judiciário no Brasil. A sessão acontece no dia 4 de novembro (terça-feira), às 19h30, no auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), com entrada gratuita.
Dirigido pelo premiado cineasta Vicentini Gomez, o filme foi reconhecido internacionalmente em 2023, conquistando os prêmios de “Melhor Filme Documentário Longa-Metragem”, “Melhor Produção” e “Melhor Roteiro” no festival Deccan International Cine Carnival, na Índia.
Justiça! Uma História lança um olhar inédito sobre a construção da Justiça brasileira — desde o tempo dos primeiros Ouvidores-Gerais e das Ordenações Filipinas, que regeram a vida colonial, até os desafios e avanços da República contemporânea. A narrativa costura séculos de história com depoimentos de quase 40 especialistas, entre juristas, historiadores e jornalistas renomados.
Entre os entrevistados estão nomes de peso como Ives Gandra Martins, Flávia Piovezan, Marco Antonio Villa, José Renato Nalini, José Roberto Batochio, Manoel Pereira Calças e o desembargador sorocabano Roque Mesquita, representante da Associação Paulista da Magistratura.
Com uma filmografia marcada por obras como Doutor Hipóteses e Ayrton Meninices no Coração do Brasil, Vicentini Gomez soma mais de 100 prêmios internacionais e foi recentemente homenageado no World Class Film Awards, no México, como um dos grandes nomes do cinema independente.
A exibição promete não apenas revelar curiosidades e episódios pouco conhecidos da Justiça brasileira, mas também provocar uma reflexão sobre o papel do Judiciário na formação da identidade nacional.
📍 Serviço — Justiça! Uma História
Local: Auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) — Rua Rui Barbosa, 84
Data: 4 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h30
Entrada: gratuita