CineSolarzinho chega a Sorocaba com sessões de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações de graça
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/10/2025
Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolarzinho, versão voltada ao público infantil do CineSolar – o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil -, poderá ser vivenciado em Sorocaba (SP), no sábado (11/10), a partir das 17h, na Usina Cultural Facens, com atividades e jogos para crianças de todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “Wish: o Poder dos Desejos”. A entrada é gratuita (Inscreva-se no Sympla), os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 1ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com apoio do Centro Universitário Facens e da Unipaz-SP, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
“O CineSolarzinho é especialmente pensado para as crianças e não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos, que são o nosso futuro. No primeiro cinema do Brasil movido por energia limpa e renovável, essa experiência é ainda mais enriquecedora”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Antes das exibições, às 17h, os Laboratórios de Inovação Social (LIS) e Sustentabilidade da Facens convidam as crianças a partilharem, em um painel interativo, frases, desenhos e desejos sobre como imaginam um futuro melhor, incentivando a reflexão e a criatividade dos pequenos. Além disso, eles poderão aprender mais sobre o tema em minijogos.
“Essa parceria vem fortalecer um dos nossos pilares, que é a sustentabilidade. A Usina Cultural Facens originalmente era a usina geradora de energia da fábrica Cianê e, por meio do CineSolarzinho, esse espaço se torna protagonista mais uma vez, agora para iluminar a importância da cultura, do encantamento, do sonho, da educação e da sustentabilidade”, afirma Thais Beldi, diretora de Estratégia e Educação Inovadora no Centro Universitário Facens.