Zelenski admite negociar paz com base na linha de frente atual do conflito
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/08/2025
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou neste domingo (17) que está disposto a iniciar negociações de paz com a Rússia com base na linha de frente atual do conflito — a primeira vez que admite publicamente colocar parte do território ucraniano na mesa.
“Precisamos de negociações reais, o que significa que podemos começar por onde está a linha de frente agora”, declarou Zelenski após encontro em Bruxelas com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
A mudança ocorre após a cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin, que terminou sem cessar-fogo, mas com sinais de aproximação entre os dois líderes em torno de um acordo de paz permanente. Trump sugeriu uma troca de territórios, hipótese que favorece Moscou, que reivindica as regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson, além da Crimeia.
Apesar do recuo em relação à sua posição anterior, Zelenski reforçou que Kiev precisa de uma pausa nos combates e garantias de segurança para evitar novas ofensivas russas. A União Europeia defende a concessão de garantias semelhantes ao artigo 5 da OTAN, mas sem incluir a Ucrânia na aliança militar.
Zelenski, Von der Leyen e outros líderes europeus viajam a Washington nesta segunda-feira (18) para se reunir com Trump, que relatou diretamente ao ucraniano os termos de sua conversa com Putin. Também devem participar do encontro o francês Emmanuel Macron, o alemão Friedrich Merz, o britânico Keir Starmer e a italiana Giorgia Meloni.
Enquanto isso, Moscou intensifica ações militares: o Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter interceptado 300 drones ucranianos e impedido um ataque à usina nuclear de Smolensk. O Kremlin também articula com aliados, incluindo Belarus e Cazaquistão, os próximos passos diante da possibilidade de negociações.