Notícias

16 filmes estão na lista para representar Brasil no Oscar 2026

A Academia Brasileira de Cinema divulgou a pré-lista com 16 filmes para escolher o representante brasileiro ao Oscar 2026 que irá representar o país na categoria Melhor Filme Internacional.

Entre os filmes inscritos estão “Oeste Outra Vez”, vencedor em várias categorias no Festival de Gramado do ano passado; “Vitória”, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro; “O Último Azul”, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim 2025; “O Agente Secreto”, que venceu dois prêmios na edição mais recente do Festival de Cannes; e o filme “Manas”, que recebeu mais de 20 prêmios em festivais de cinema internacionais.

Agora, a Academia Brasileira de Cinema vai formar a Comissão de Seleção composta por 15 pessoas: 12 sócios da Academia e outros três membros indicados pela diretoria do colegiado. Esse grupo será responsável pela escolha do filme brasileiro que irá representar o país no Oscar do ano que vem.

comissão vai se reunir remotamente no próximo dia 8 de setembro de 2025 para a escolha de seis títulos entre todos os inscritos. Uma nova reunião acontece na semana seguinte, dia 15, para a decisão final do título brasileiro que irá concorrer à vaga de Melhor Filme Internacional.

anúncio oficial dos indicados ao Oscar sai no dia 22 de janeiro do ano que vem. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 15 de março.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Casal morre em acidente após motorista embriagado provocar colisão em São Roque

Um casal morreu em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na noite…

33 minutos atrás

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Um homem ainda não identificado morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após ser soterrado em…

2 horas atrás

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber 13º nesta sexta

Cerca de 23,3 milhões dos 35,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do…

2 horas atrás

Homem é preso suspeito de agredir e tentar matar a mãe em Itu; idosa está em estado grave

Um homem foi preso suspeito de tentar matar a própria mãe, uma idosa de 69…

4 horas atrás

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

14 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

15 horas atrás