Vendas de carros 1.0 crescem 11% em julho

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/08/2025

As vendas de veículos 1.0, que fazem parte do Programa Carro Sustentável, registraram crescimento de 11,35% em julho, em comparação com o mesmo mês de 2024. Em relação a junho deste ano, a alta foi de 13%, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comemorou os resultados durante visita a concessionárias em Brasília no sábado (2). “Isso é emprego na indústria e emprego no comércio”, afirmou.

O Programa Carro Sustentável foi lançado há menos de um mês pelo governo federal e tem como objetivo estimular a descarbonização da frota nacional por meio de incentivos fiscais, especialmente com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“O presidente Lula zerou o IPI. E as montadoras também ajudam com um bom desconto. É um sucesso”, declarou Alckmin.

Para que um modelo se enquadre no benefício do IPI zero, é necessário atender a quatro critérios:

  • emitir menos de 83 g/km de CO₂;
  • possuir ao menos 80% de materiais recicláveis;
  • ser fabricado no Brasil (incluindo soldagem, pintura, montagem e fabricação do motor);
  • estar classificado como carro compacto (modelo de entrada da marca).

Até agora, cinco modelos já foram credenciados no programa, com versões que chegam a ter desconto de até R$ 13 mil:

  • Chevrolet Onix
  • Renault Kwid
  • Volkswagen Polo
  • Hyundai HB20
  • Fiat Mobi e Fiat Argo

Para os veículos que não se enquadram no IPI zero, o programa prevê um novo sistema de cálculo tributário, que entrará em vigor 90 dias após a publicação do decreto.

A nova metodologia parte de uma alíquota base de 6,3% para automóveis de passeio e de 3,9% para veículos comerciais leves. Os valores poderão variar de acordo com critérios como eficiência energética, tipo de propulsão, potência, segurança e reciclabilidade.

Com informações da Agência Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo