Anac lança manual de prevenção e combate ao tráfico de pessoas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/07/2025

Nesta quarta-feira, 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, lançou um manual inédito sobre prevenção e combate ao tráfico de pessoas na aviação, no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O material técnico, feito em parceria com a Organização da Aviação Civil Internacional, é direcionado aos profissionais da aviação civil.

Além de reunir fundamentos legais internacionais, o manual apresenta protocolos de observação e procedimentos a serem seguidos para identificar situações de tráfico de pessoas e exemplos práticos de atuação nos aeroportos.

Werllen Andrade, gerente de Segurança Cibernética da Anac, reforça que o novo manual será um instrumento importante na luta contra o tráfico de pessoas.

Simultaneamente, também foi lançada a nova campanha do projeto Liberdade no Ar, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Anac.

Neste ano, a campanha está focada especialmente na sensibilização de possíveis vítimas, ao se reconhecerem na multiplicidade de perfis que podem ser abordados por aliciadores e buscar ajuda. As peças da campanha estão em exibição nos aeroportos em todo o país.

Para denunciar casos de tráfico de pessoas, contrabando de migrantes, tráfico de mulheres e outros crimes semelhantes às autoridades brasileiras, é só ligar para o Disque Direitos Humanos – Disque 100. (Agência Brasil)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo