Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) prenderam, no início dessa semana, um cantor de funk investigado por apologia ao crime e por envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV). A operação ocorreu no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.
De acordo com as investigações, o cantor realiza shows exclusivamente em áreas dominadas pelo CV, com a presença ostensiva de traficantes armados com armas de grosso calibre, como fuzis, garantindo a “segurança” do artista e do evento. Além disso, a investigação identificou que o repertório das músicas entoadas por ele faz clara apologia ao tráfico de drogas, ao uso ilegal de armas de fogo e incita confrontos armados entre facções rivais, o que frequentemente resulta em vítimas inocentes.
Esses eventos são estrategicamente utilizados pela facção para aumentar seus lucros com a venda de entorpecentes, revertendo os recursos para a aquisição de mais drogas, armas de fogo e outros equipamentos necessários à prática de crimes.
A operação tem como base o cumprimento de mandado de prisão temporária expedido pela Justiça, após evidências de que os shows realizados pelo artista são financiados pela organização criminosa Comando Vermelho, contribuindo para o fortalecimento financeiro da facção por meio do aumento do consumo de drogas nas comunidades onde os eventos são realizados.
Um desses eventos foi realizado no dia 19 de maio deste ano, na comunidade da Cidade de Deus, com a presença de diversos traficantes armados. O show, no qual o cantor entoou diversas músicas enaltecendo a facção criminosa, ocorreu poucas horas antes da morte do policial civil José Antônio Lourenço, integrante da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), em uma operação policial na comunidade.
A Polícia Civil reforça que as letras extrapolam os limites constitucionais da liberdade de expressão e artística, configurando crimes graves de apologia ao crime e associação para o tráfico de drogas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e os financiadores diretos dos eventos criminosos.
A vacinação contra a dengue com a vacina Butantan-DV no Sistema Único de Saúde (SUS)…
As primeiras delegações que chegam aos Estados Unidos para compromissos relacionados à Copa do Mundo…
O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e…
https://youtu.be/V2jFz4glY0A O advogado especialista em direito do consumidor Fábio Cenci participou na manhã desta terça-feira…
https://youtu.be/Xe5NyynJHBU Durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da rádio Cruzeiro FM 92,3, no quadro Mãos…
A proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6x1…