Apae inaugura segunda unidade e passa a atender cerca de 700 pessoas
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/03/2025
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba inaugurou uma segunda unidade e, com isso, passará a atender cerca de 700 pessoas. No novo prédio, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que está previsto na política de assistência social, será a atividade principal.
Por meio de parceria com a Secretaria de Cidadania de Sorocaba, no local serão promovidas seis oficinas diárias: cultura popular, expressão corporal, sonoridades, criativa, laboratório audiovisual e cozinha experimental. Além das oficinas, serão realizados grupos, como cuidado apoiado compartilhado, introdução ao mercado de trabalho, emprego apoiado, e cuidando do cuidador, entre outros.
Desde 1967
A Apae está presente em Sorocaba desde 1967. É uma organização da sociedade civil, de caráter assistencial, cultural, educacional e de saúde que trabalha em prol do atendimento para a defesa e garantia de direitos da população com deficiência. Está vinculada à Federação das Apaes do Estado de São Paulo.
Três frentes
Em Sorocaba, a Apae atua em três frentes de atendimento. São elas:
1) Assistência social com o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência e com o Serviço de Residência Inclusiva, especializado em acolhimento destinados a jovens e adultos com deficiência, priorizando aqueles com vínculos fragilizados ou rompidos e beneficiários do BPC. Este serviço oferece acolhimento ininterrupto (24 horas por dia) em ambiente adaptado, garantindo moradia digna e suporte para o desenvolvimento da autonomia, da convivência social e da participação comunitária.
2) Educação especial em parceria com a Secretaria da Educação de Sorocaba e com a Secretaria Estadual, com a qual é desenvolvido o trabalho tanto na esfera municipal (egresso a partir dos 6 anos), quanto na esfera estadual (egresso a partir dos 14 anos) ofertando ensino individualizado e onde cada componente curricular da BNCC é adaptado de acordo com a compreensão do aluno, dando ênfase em atividades que promovam a vivência do aluno.
3) Setor da saúde com o Centro Especializado em Reabilitação (CER) que promove amplo atendimento à pessoa com deficiência, com terapeutas especializados nas áreas de psiquiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, arte terapeuta, músico terapeuta e uma assistente social que acompanha todos os casos junto aos familiares.
Como ajudar
A instituição recebe todo tipo de doação: alimentos, móveis, fraldas e itens para comercialização no bazar. Contribuição mensal (via telemarketing) e contribuição no Projeto APAExonada Voluntariado. Em Sorocaba, as unidades estão localizadas na rua Maria Amatto Perrella, 36, Vila Gabriel, e avenida Arthur Bernardes, 655, Vila Progresso.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul. Reportagem: Gabrielle Camargo Pustiglione