Sesc Sorocaba recebe o Festival Sesc Culturas Negras

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/05/2024

O Festival Sesc Culturas Negras dedica-se à valorização, ao reconhecimento e à difusão da cultura negra. O Festival parte da potencialidade como força motriz, buscando realçar e evidenciar experiências e territórios de existência firmada na ancestralidade negra, no encruzilhamento de possibilidades, cujo tempo e espaço, passado, presente e futuro, se atravessam, dialogam e se contaminam.   

O Festival compreende uma ampla programação alinhavando apresentações, vivências, experimentações, rodas de conversas, passeio, marcada pela diversidade de possibilidades de formatos e pela participação de artistas, grupos e coletivos, lideranças comunitárias, mestres e mestras tradicionais e pesquisadores e pesquisadoras da arte e da cultura negra.   

O Sesc Sorocaba recebe duas atividades do Festival, confira: 

Aula aberta de Dança Zulu, onde a artista e ativista sul-africana de origem Zulu, Nduduzo Siba, compartilha suas vivências, de quena África do Sul, a dança e o canto Zulu se aprendem na infância. Assim como a dança, o canto também é uma forma de expressão política, sempre presente nas manifestações contra a segregação racial do Apartheid. Os mais velhos contam que nessa época a língua zulu era proibida, então, a solução para mantê-la viva era cantar. A atividade acontece na quinta, dia 23, das 17h às 18h. Grátis, com classificação livre, para participar é só chegar. 

Seguindo no mesmo dia, às 20h, Nduduzo Siba se apresenta em um show que celebra sua ancestralidade, convidando músicos africanos para acompanhar seu trabalho, como o percussionista togolês Edoh Amassize. Grátis, com classificação livre, para participar é só chegar. 

Confira mais sobre essas e outras atividades da programação do Sesc Sorocaba em sescsp.org.br/sorocaba. 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo