Chuvas no RS já causaram 116 mortes e deixam 143 desaparecidos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/05/2024

Ao menos 116 pessoas perderam a vida e outras 143 estão desaparecidas em consequência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último dia 26, tendo maior intensidade a partir do dia 29.

Desde esta quinta-feira (09), a Defesa Civil estadual está divulgando os nomes de pessoas que morreram, bem como das cujo paradeiro é desconhecido.

A relação, contudo, não é completa, conforme reconhece a própria Defesa Civil estadual, que está a todo momento atualizando a lista com base nas informações que recebe das defesas civis municipais e da Polícia Civil. 

Até o meio-dia de ontem (10), a Defesa Civil estadual contabilizava cerca de 1,9 milhão de pessoas de alguma forma afetadas, em 437 cidades, por efeitos adversos das chuvas, como inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, desmoronamentos e outros.

Em todo o estado, ao menos 337.346 pessoas desalojadas tiveram que, em algum momento, buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos – muitas destas seguem aguardando que o nível das águas baixe para poderem retornar a suas casas.

Outras 70.772 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, precisaram se refugiar em abrigos públicos ou de instituições assistenciais.

Frente a dimensão dos estragos, o governador Eduardo Leite reconheceu que não só o Rio Grande do Sul, mas todo o Brasil, terão que se ajustar a um novo contexto, no qual os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes – segundo especialistas, como consequência das mudanças climáticas e do aquecimento do planeta.

Com informações da Agência Brasil.

(Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo