Editorial: Cuidar para não faltar 22/03/2024

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/03/2024

Com 180 quilômetros de extensão, o Rio Sorocaba é um dos mais importantes do Estado de São Paulo.

Vale lembrar que o Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê.

Em linha reta, o rio sorocabano atinge o número de 227 quilômetros, considerando seu leito em seu trajeto natural, sem as modificações pelas quais passou ao longo dos anos de sua existência.

Além disso, é o mais importante manancial da região, haja vista o número de pessoas em seu entorno, que passa de 1 milhão e 200 mil habitantes, indústrias e agricultura, que utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, a Represa de Itupararanga.

O rio Sorocaba atravessa, também, as cidades de Boituva, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Jumirim, Laranjal Paulista, Tatuí e Votorantim.

Todas essas informações são repassadas aqui, por este Editorial, porque hoje, dia 22 de março, é justamente o Dia do Rio Sorocaba e, também, o Dia Mundial da Água.

Vale destacar que, por conta da importância do Rio Sorocaba, o governo municipal prepara uma série de atividades para este mês de março, considerado o Mês da Água.

E, entre essas programações, acontece neste sábado a tradicional descida de barco no Rio Sorocaba.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, o intuito da ação é sensibilizar a população não apenas sobre a necessidade de preservação tanto dos rios que cortam nossa cidade quanto dos mananciais, mas também sobre a importância da utilização racional da água, elemento essencial para a vida de qualquer ser vivo.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância desse recurso natural.

O Dia do Rio Sorocaba foi instituído pela Lei Municipal nº 5.433/1997, com o objetivo de ampliar o universo de conhecimento sobre a importância da recuperação do Rio Sorocaba e da preservação dos mananciais.

A data também faz parte do Calendário Oficial de Datas Alusivas ao Meio Ambiente, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009.

Ontem, o Senado promoveu uma sessão especial para comemorar o Dia Mundial da Água.

A sessão foi proposta pela presidente da Comissão de Meio Ambiente, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal.

Para a senadora, a água deve ser foco de atenção e de políticas públicas de todos os governos.

Ela apontou ainda que a data busca destacar a relevância da água para a sobrevivência dos seres vivos e para as atividades cotidianas.

Preservar e discutir o uso sustentável da água é fundamental para a existência da humanidade.

É necessário também debater sobre as razões da alta incidência de secas e de inundações no país e sobre as políticas públicas e medidas necessárias para mitigá-las.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, o desperdício de água potável continua em elevação no Brasil pelo sétimo ano seguido.

Os dados apontam que, lá em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foram perdidos durante a distribuição, mas, em 2021, esse índice atingiu mais de 40%, conforme os dados mais recentes apurados pelo instituto.

A cada 10 litros de água que deveriam ser entregues nas casas brasileiras, quatro são desperdiçados.

O principal motivo são vazamentos nas redes de distribuição.

Em nossa atual realidade, a tecnologia pode ajudar nesse aspecto, por meio da inteligência artificial.

Em Brasília, por exemplo, já existe um projeto que usa uma tecnologia inteligente para detectar o local exato dos vazamentos e informar uma equipe de manutenção.

Em Sorocaba, o Saae é responsável por essa questão e, conforme a autarquia, ações são feitas todos os dias, tanto de conscientização pelo uso correto da água como na reparação de muitos problemas da rede com vazamentos originados no sistema.

É imprescindível de fato que ações dos governos, com o auxílio da tecnologia, sejam empreendidas com o objetivo comum de reduzir muito esse problema do desperdício de água para o consumo.

É necessário entender que a água é um recurso finito e precisa ser utilizada com sabedoria, se não quisermos ser responsáveis pelo fim das próximas gerações.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo