Vendas de chocolate na Páscoa devem ter aumento de 4,5% neste ano

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/03/2024

Uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), aponta que a venda de ovos de chocolate nesta Páscoa deverá ter um aumento de 4,5% com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram computados de 6 a 12 de março, num total de 172 consumidores entrevistados, que moram em Sorocaba, distribuídos entre as todas classes socioeconômicas: A, B, C e D/E.

Com a diminuição dos índices de desemprego, o aumento do salário mínimo e a melhora dos vários indicadores macroeconômicos, o período da Páscoa deve ser o pontapé inicial para a alavancada das vendas no comércio em 2024, mesmo com o preço do cacau batendo recordes de alta no mercado internacional.

Após a tabulação dos dados, foi verificado que 47% dos consumidores realizaram compras em 2023 e, em 2024, a maioria dos entrevistados (47,3%) afirmou que vai realizar compras na Páscoa, 27,7% responderam que não vão realizar nenhuma compra e 25% ainda estão indecisos.

Mesmo neste cenário, a maioria dos consumidores (58,1%) afirmou que vai comprar mais de um presente, com expectativa de gastar, aproximadamente, R$ 154, valor praticamente igual ao gasto em 2023. Com relação às formas de pagamento, 56,8% afirmaram que vão utilizar o cartão de crédito, 28,4% cartão de débito e 12,3% o PIX.

A grande maioria dos entrevistados (81,5%) afirmou que vai presentear com ovos de chocolate. Destes consumidores de ovos, 53,1% optaram pela compra de ovos artesanais, que já representam mais da metade do volume consumido durante a Páscoa. Este comportamento é facilmente explicado como sendo uma forma de economizar, já que os itens artesanais (caseiros e feitos sob encomenda) têm um preço médio menor que os industrializados.

Quanto ao local escolhido para as compras dos ovos e presentes, a maioria (54,3%) dos entrevistados afirmou que vai realizar suas compras no comércio ou nos produtores de ovos artesanais; 50,6% em supermercados; 23,5% em shoppings centers; 8,6 % pela Internet e o restante no comércio de rua de Sorocaba (lembrando que a maioria dos consumidores afirmou que vai comprar mais de um presente adquiridos, em locais distintos).

Mantendo a tradição do consumidor sorocabano de deixar as compras para a última hora, verificamos que só 4% já realizaram as compras, 76,6% vão realizar as compras na semana da Páscoa e 18,5% vão realizar na véspera.
Também verificamos que 75,3% dos entrevistados afirmaram que os preços dos ovos estão mais altos do que os verificados no ano passado, o que pode explicar a tendência de substituição dos ovos de Páscoa por chocolates em barra e bombons, opção que apresentou um aumento de 26%.

O presidente da ACSO, Hygor Duarte, conversou com o repórter André Fazano e detalhou a pesquisa.

Tagueado como

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo