Editorial: Caminhos do desenvolvimento 01/03/2024

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/03/2024

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, anunciou durante entrevista no Jornal da Cruzeiro ontem uma redução de 30% no pedágio entre Sorocaba e São Paulo.

Ele esteve ontem na cidade para participar, também, do evento Fórum Regional de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, no Parque Tecnológico de Sorocaba, onde falou, ainda, sobre o Trem Sorocaba-São Paulo, que será o próximo a seguir para leilão.

O anúncio da redução do valor do pedágio vem num momento em que se discute a nova concessão de quatro rodovias que envolvem o eixo Castelo-Raposo.

De acordo com notícia publicada na terça-feira pelo jornal Valor Econômico, o governo do Estado prepara duas licitações para substituir a ViaOeste, uma das maiores concessões da CCR, responsável pelo Sistema Castelo-Raposo, que vence em 29 de março de 2025.

O plano da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) é dividir a concessão em duas, agregando estradas operadas pelo Estado.

Conforme a reguladora, deverão ser abertas consultas públicas da Rota Sorocabana, que prevê investimentos de 6 bilhões e 700 milhões de reais, e o lote Nova Raposo, com 10 bilhões e 400 milhões de reais.

A Rota Sorocabana, que deve ficar com a maior fatia, divulga sua consulta no início deste mês de março e que inclui 488 quilômetros de estradas.

Estão previstas faixas adicionais na região de Sorocaba para a Raposo e a SP-075, que inclui a rodovia José Ermírio de Moraes, as duplicações da rodovia Bunjiro Nakao, entre Vargem Grande Paulista e Piedade, e da rodovia Raimundo Antunes Soares, entre Piedade e Votorantim.

O lote da Nova Raposo deve ter 147 quilômetros, com trechos da Castelo Branco e da Raposo Tavares, entre a Capital e a região metropolitana.

Será adicionada, ainda, a Estrada dos Romeiros, que deve ser duplicada.

Uma das principais reclamações dos usuários que já ganhou as páginas do jornal Cruzeiro do Sul e, também, espaço no jornalismo da Cruzeiro FM, é, justamente, a duplicação da rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho.

Devido ao grande número de veículos que aumentou nos últimos anos, o leito da rodovia já não comporta mais um espaço com conforto e agilidade para o fluxo de veículos todos os dias, por isso, a necessidade de duplicação.

Como na concessão da CCR ViaOeste não está prevista essa melhoria, o governo do Estado e a Artesp, vendo a necessidade da duplicação e melhorias na infraestrutura dessas rodovias, vai chamar edital para contratação de novas empresas.

O anúncio dessa licitação mobilizou, quase que instantaneamente, a ViaOeste, que veio a público para informar da sua intenção em manter a concessão das rodovias no eixo Castelo-Raposo.

A concessionária administra as rodovias que integram o trecho desde 31 de março de 1998, e, desse período até os dias atuais, conforme dados da empresa, foram investidos quase 4 bilhões de reais em melhorias.

Esses investimentos tornaram a rodovia Castelo Branco a quinta  melhor do Brasil, conforme pesquisa divulgada em 2021 pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes).

Ao longo destas duas décadas de concessão, a ViaOeste levou melhorias para o Cebolão; as marginais das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares; a duplicação dessa rodovia entre Sorocaba e Araçoiaba da Serra; contornos de São Roque e Brigadeiro Tobias; e a interligação da Castelinho com a Raposo Tavares por meio da rodovia Doutor Celso Charuri, entre outras melhorias.

Vale ressaltar aqui que tudo o que foi feito pela concessionária está previsto no contrato de concessão, naturalmente, com algumas adaptações e adições contratuais, isto é, não houve nenhum favor à população lindeira nem tampouco aos usuários.

De acordo com a Artesp, a ampliação da Castelinho já está em estudos, pois também já foi identificada a necessidade de uma ampliação de capacidade nos dois sentidos, do quilômetro 7 ao quilômetro 15, por conta do aumento do fluxo rodoviário.

Os projetos estão em estudo e a execução provavelmente ficará a cargo da futura concessionária em substituição à concessão atual.

Conforme a Secretaria de Parcerias em Investimentos, há 13 leilões de estradas estaduais previstos para este ano.

Entre eles, estão justamente dois lotes da ViaOeste, um que é da Nova Raposo e outro que é da Rota Sorocabana, e tem, também, mais um que é do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), em Paranapanema.

Os dois primeiros têm previsão de leilão para o terceiro trimestre de 2024 e o último para o quarto trimestre deste ano também.

A estimativa de investimento total nos três lotes é de 19 bilhões e 600 milhões de reais.

Resgatando o início deste editorial, importa dizer aqui que seja qual for, ou forem as concessionárias, o elemento crucial dessa questão toda é, claro, o usuário, o cidadão, que usa essas rodovias todos os dias para cumprir seus compromissos de maneira segura, com qualidade e rapidez.

Que essa boa notícia da redução do pedágio em 30% entre Sorocaba e São Paulo seja somente uma de uma série de benefícios e qualidade de serviço à população que venha ser divulgada; e lembrando que isso não é nenhum favor ao cidadão, mas obrigação das empresas e, em especial, do governo do Estado.

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