Chimpanzé Paulinho, do Zoo de Sorocaba, morre aos 40 anos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/02/2024

O chimpanzé Paulinho, que estava no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, a mais de três anos, morreu na última segunda-feira (05), em seu recinto, após uma parada cardiorrespiratória. A informação, no entanto, só foi divulgada neste sábado (10), pela Prefeitura.

Antes de vir para Sorocaba, Paulinho vivia no Zoológico do Rio de Janeiro (RJ) e foi trazido ao “Quinzinho de Barros” para parear com a chimpanzé Kelly, que morava no Zoológico do Beto Carrero, em Santa Catarina (SC). Eles chegaram ao Zoo de Sorocaba no ano de 2020 e, desde então, viviam juntos no recinto.

Na última segunda-feira (5), Paulinho passou por um check-up de rotina, com uma bateria de exames, para verificar as condições gerais de saúde, feito por uma equipe de especialistas na área, formada por técnicos do Zoo de Sorocaba e de instituições parceiras, incluindo anestesista. Para realizar o procedimento, foi solicitada autorização do Zoológico do Rio de Janeiro, já que Paulinho era emprestado daquela instituição.

Ao Jornal Cruzeiro do Sul, a Sema explicou que a medicina preventiva faz parte do programa de bem-estar animal do zoológico “e é priorizada pela instituição, de modo a garantir que quaisquer alterações sejam percebidas de forma precoce, contribuindo para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos que se façam necessários.

Além disso, aliando-se os resultados dos exames clínicos e laboratoriais com o aspecto corpóreo geral, podem ser efetuadas alterações nas dietas, tanto em relação à quantidade, quanto em relação aos itens oferecidos”.

A nota encaminhada pela Prefeitura de Sorocaba informa que, “como é protocolo da instituição, o animal foi submetido ao exame necroscópico para constatar a causa da morte e aguarda resultado”.

Por fim, a Secretária de Comunicação de Sorocaba ressaltou que “o ‘Quinzinho de Barros’ é considerado um dos mais completos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do bem-estar animal, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno”

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

(Imagem: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba)


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo