Terremotos no Japão geram alerta de tsunami no Pacífico

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/01/2024

Uma extensa série de terremotos, com magnitude de até 7,6, sacudiu o centro do Japão na segunda-feira, provocando ondas de tsunami que poderiam atingir até cinco metros, informaram as autoridades japonesas, assegurando que não houve anomalias nas centrais nucleares.

Os terremotos ocorreram na península de Noto, na prefeitura de Ishikawa, por volta das 16h10 locais (04h10, no horário de Brasília), conforme relatado pelo USGS (Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos).

As autoridades japonesas pediram à população que se refugiasse devido ao risco de ondas gigantes.

“Somos conscientes de que suas casas e pertences são muito queridos para vocês, mas suas vidas são mais importantes do que qualquer outra coisa. Corram para as áreas mais altas possíveis”, urgiram os apresentadores.

Pouco depois, as primeiras ondas de tsunami atingiram as costas, anunciou a agência meteorológica japonesa.

Ondas de 1,2 m de altura atingiram o porto de Wajima, na península de Noto, às 16h21 (04h21 em Brasília), detalhou a agência.

As autoridades de transporte fecharam as autoestradas na área próxima ao epicentro, e a Japan Railways anunciou a interrupção dos trens de alta velocidade entre Tóquio e a prefeitura de Ishikawa, enquanto o governo esclareceu que, até o momento, não houve consequências nas centrais nucleares do país.

“Foi confirmado que não há anomalias na central nuclear de Shika (localizada na prefeitura de Ishikawa) nem em outros locais neste momento”, declarou o porta-voz do governo Yoshimasa Hayashi.

Em Ishikawa, bem como nas prefeituras vizinhas de Toyama e Niigata, cerca de 33,5 mil residências ficaram sem energia, de acordo com os provedores locais.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo