Editorial: Segurança integrada 01/12/2023

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/12/2023

Nesta semana, a Prefeitura de Sorocaba inaugurou seu Centro de Controle Operacional Integrado, chamado de CCOI, e que funciona na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade, no Alto da Boa Vista.

O repórter André Fazano trouxe, na edição de ontem do Jornal da Cruzeiro, imagens inéditas do sistema de videomonitoramento do CCOI, mostrando aos ouvintes como o equipamento digital funciona em tempo real e 24 horas por dia.

Na quarta-feira, o prefeito Rodrigo Manga enfatizou, no Jornal da Cruzeiro, a novidade, dizendo que, nesse primeiro momento, o videomonitoramento opera com duas mil e quinhentas câmeras, porém, declarou aos apresentadores Fábio Andrade e Cibelle Freitas que a meta para o próximo ano, de 2024, é atingir a marca impressionante de 50 mil equipamentos.

Com isso, Sorocaba dá um passo importante no universo da tecnologia, oferecendo, assim, uma cobertura de segurança em tempo real aos sorocabanos.

A cidade e boa parte da Região Metropolitana de Sorocaba já são atendidas pelo videomonitoramento, chamado de Muralha Eletrônica, dos governos estadual e federal.

De acordo com o prefeito, durante entrevista no Jornal da Cruzeiro, Sorocaba vai se tornar uma das cidades mais monitoradas do país, garantindo mais tranquilidade e qualidade de vida para os cidadãos.

As mais de duas mil câmeras estão espalhadas por diversos pontos estratégicos do município.

Flagrantes como tentativa de furto de bicicletas do sistema Integrabike, o recente furto de uma piscina de uma loja situada na zona norte da cidade, furtos de veículos, roubos na área central, entre outras ocorrências, foram evitadas, minimizadas ou esclarecidas, pela ação imediata da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Não há dúvidas de que esse modelo digital de segurança oferece mais tranquilidade à população, mas não pode ser tudo, é necessário que a administração municipal se valha da inteligência policial para esclarecer crimes e desenvolver estratégias de segurança para as pessoas.

Por meio do videomonitoramento, o CCOI permite acompanhar, em tempo real, o que acontece nas ruas, avenidas, praças e parques de Sorocaba.

Manga disse, durante a entrevista na Cruzeiro FM, que o CCOI da Prefeitura de Sorocaba visa ampliar a segurança e a mobilidade urbana na cidade.

Em 2021, por exemplo, eram pouco mais de 100 câmeras operadas pela administração municipal, que, posteriormente, ampliou para as atuais 2.500.

Com investimentos na ordem de um milhão de reais, o sistema deverá ser ampliado até o ano que vem, conforme afirmou o prefeito Manga.

Ele disse, inclusive, que um sistema como este custaria cerca de 7 milhões de reais, porém, com as parcerias público-privadas, esse valor diminuiu bastante.

A nova central integra câmeras de monitoramento ligadas às secretarias da Mobilidade e Segurança Urbana; da Urbes – Trânsito e Transportes; do Sistema BRT Sorocaba e da iniciativa privada.

Além disso, as últimas câmeras instaladas são da Associação de Moradores do Jardim Bandeirantes.

Todo o sistema é interligado por moderna tecnologia de dados, de última geração, à base de fibra ótica, cujas câmeras são operadas no CCOI por equipes de agentes de trânsito e integrantes da Guarda Civil Municipal.

Como dito antes, o objetivo desse sistema é prevenir e detectar situações de risco, como invasões, furtos, vandalismos, incêndios, acidentes, entre outras.

Com o videomonitoramento, os benefícios são variados, como o aumento da sensação de segurança e tranquilidade dos moradores; e maior eficiência na identificação e solução de ocorrências, com a possibilidade de acionar as autoridades competentes em tempo real.

A segurança por videomonitoramento requer um planejamento adequado para definir os pontos estratégicos de instalação das câmeras, o sistema de transmissão e armazenamento das imagens, o dimensionamento da equipe de monitoramento e a política de privacidade e proteção dos dados.

Além disso, é preciso realizar uma manutenção periódica dos equipamentos e uma atualização constante das tecnologias utilizadas.

Porém, o Poder Público não pode, em hipótese alguma, delegar a segurança apenas a esse sistema.

É imprescindível, também, aproveitar a tecnologia para desenvolver políticas públicas de segurança mais eficientes e investir em inteligência de polícia judiciária.

Afinal, investimentos em segurança nunca é demais.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo