Prefeituras cancelam programação do Dia da Consciência Negra

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/11/2023

Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra é comemorado em todo Estado de São Paulo. O 20 de novembro já era considerado feriado municipal em Sorocaba. Porém, os eventos gratuitos que seriam realizados em Sorocaba e região alusivos à data foram cancelados devido ao alerta de chuvas fortes, raios e intensas rajadas de ventos na região, emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Preventivamente, a Prefeitura de Sorocaba optou por cancelar a tradicional Feira Crespa, que seria realizada neste final de semana. O evento foi reagendado para o dia 9 de dezembro.

Ato ecumênico

No dia 20, às 8h30, haverá um ato ecumênico, organizado pelo Centro Cultural Quilombinho, na Capela de João de Camargo, na av. Barão de Tatuí, 1.083, no Jardim Paulistano. Às 16h, haverá a Marcha Preta, com início na rua Andrelino de Souza, 494, no Jardim Maria Antônia Prado e segue até o Centro Esportivo Dr. Pitico. A Marcha é organizada por vários movimentos sociais.

A Prefeitura de Votorantim também cancelou sua programação de feriado por conta do alerta de tempestade. As atividades estavam programadas para hoje (18) e segunda-feira (20). As atividades serão remarcadas.

Vai ter

Também no dia 20, a partir das 12h, a Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro de Sorocaba realiza uma feijoada solidária em sua sede, na rua Machado de Assis, 112, no Centro, em parceira com a Associação Ação Periférica. A feijoada custa R$ 50 e pode ser consumida no local, onde terá atrações culturais durante o almoço. O 28 de Setembro trabalha há 78 anos pelo desenvolvimento e valorização da cultura negra na cidade.

Às 15h, haverá o início de atividades que vão desde roda de samba só de mulheres até apresentações de hip hop, capoeira e oficinas de pensadores negros. O evento visa angariar fundos para que a instituição possa continuar a promover seus projetos sociais.

A Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, sedia a exposição “Respeite minha cor, ela tem história”, de Ivanilde Monteiro, que pode ser conferida, das 9h às 17h, até 1º de dezembro. A mostra conta com poemas e gravuras da artista, que busca mostrar e resgatar os passos de pessoas negras que deixaram suas marcas.

Jornal Cruzeiro do Sul


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo