‘Dia de Vestir Azul’ está entre ações de conscientização para o Novembro Azul
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/11/2023
O “Dia de Vestir Azul” é uma das ações da Construtora Planeta dedicada à conscientização sobre a campanha Novembro Azul. No dia 24, todos os colaboradores da empresa estão convidados a vestir azul. Afinal, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o diagnóstico precoce pode aumentar a chance de cura em até 90% dos casos.
Também está programada uma ação interna com a divulgação de um comunicado especial com dicas de ONGs e locais que oferecem apoio aos familiares e pacientes em tratamento.
Buscando ampliar o nível de conscientização, a construtora distribuiu comunicados com dicas de podcasts, filmes e livros sobre o assunto, pensando em propagar informações para o combate e a prevenção a essa doença.
As ações têm como objetivo chamar a atenção especialmente do público masculino e lembrar da realização periódica dos exames, reforçando que todos devem buscar suporte médico a partir dos 45 anos de idade.
Anualmente, a Construtora Planeta desenvolve ações de conscientização entre seus colaboradores e, desta vez, participa disseminando internamente informações para que todos lembrem-se das consultas de rotina e dos cuidados com a própria saúde, procurando medidas de prevenção ao câncer de próstata. Todos os colaboradores receberam na primeira semana de novembro o laço na cor azul, ícone da campanha.
O Movimento
O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais brevemente possível para realizar o diagnóstico precoce. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida e naquele com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos, além de obesidade para tipos histológicos avançados. No Brasil, a estimativa é de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.