Sorocaba segue com remoção de árvores que caíram por conta das chuvas de sexta-feira

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/11/2023

As equipes da Prefeitura de Sorocaba seguem com os trabalhos de remoção de árvores e galhos das vias, neste domingo (05), que caíram em virtude do temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira (03).

De acordo com nota enviada pela Secretária de Comunicação no final da manhã de hoje, as ações estão acontecendo diversos pontos da cidade: Av. Dom Aguirre, Rua José Brasil Moraes, Rua Guianazes, Rua Ana Monteiro de Carvalho, Rua João Alberto Piveta, Av. Juscelino Kubitschek, Rua Valdomiro Vicente da Silva, Rua Giusepina Antônia Lolata Monteiro, Av. Itavuvu, Largo do Divino, Rua Aníbal Leite da Cruz, entre outros.

Desde a ocorrência das chuvas, na tarde da última sexta-feira (03), forças-tarefas das equipes da Prefeitura trabalham 24 horas, em todos os pontos de ocorrências, para que tudo seja restabelecido à normalidade, o quanto antes.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) trabalham nos locais de queda de árvores, bem como agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), para coordenar o tráfego nesses pontos e nas principais vias da cidade.

Neste domingo (05), restam apenas alguns conjuntos semafóricos inoperantes por falta de energia elétrica, em trechos das avenidas Ipanema e Itavuvu, sendo que a concessionária distribuidora responsável já foi acionada para os devidos reparos.

Ainda de acordo com o comunicado encaminhado pela Prefeitura, com relação ao abastecimento de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que o sistema de bombeamento e distribuição de água na região do Cerrado, que tinha sido afetado pela falta de energia elétrica, foi restabelecido no sábado (04).

Além disso, a cidade de Sorocaba já está com mais de 90% do abastecimento de água retomado à normalidade, com o retorno do fornecimento da energia elétrica por parte da concessionária distribuidora.

Neste momento, há falta de energia, e consequentemente de água, nos bairros Júlio de Mesquita Filho, Jardim Santa Bárbara, Jardim Montreal, Wanel Ville, Ipatinga, Caputera, Brigadeiro Tobias, Astúrias e Jardim Novo Eldorado, para os quais estão sendo providenciadas novas manobras e alternativas por parte do Saae, para que o fornecimento d’água seja normalizado nas próximas horas.

Já as unidades de saúde da cidade estão todas funcionando normalmente. Especificamente nos bairros Laranjeiras e Brigadeiro Tobias, onde o fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária distribuidora ainda não retornou, as unidades de Pronto Atendimento estão funcionando com estrutura de apoio.

A prefeitura orienta que, para maior comodidade da população, procurar os demais PAs mais próximos, neste momento. As unidades de urgência e emergência do município estão todas operando normalmente e contam com geradores, se preciso.

Em relação aos estoques de vacina, já na sexta-feira (03), quando começou o temporal, a Secretaria da Saúde (SES) realizou uma força-tarefa para transferir as vacinas de todas as unidades básicas onde houve falta de energia, para a Central de Vacinas, onde estão perfeitamente acondicionadas, neste momento.

A Prefeitura de Sorocaba ainda disponibiliza um canal de comunicação com a população para tratar de solicitações relativas a árvores com risco de queda na cidade, pelo WhatsApp: (15) 99175-0927, informando o endereço do local do exemplar arbóreo, além de enviar foto e/ou vídeo. Há, ainda, o telefone 156, da Central de Atendimento da Prefeitura.

Igualmente, os munícipes, sempre que considerarem necessário, podem solicitar uma avaliação da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, quanto a árvores da cidade, em uma unidade da Casa do Cidadão mais próxima, com a apresentação da documentação necessária, disponível no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/licenciamento/.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo