Abner Teixeira é vice-campeão nos Jogos Pan-Americanos e garante vaga nas Olimpíadas 2024

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/10/2023

O boxeador olímpico Abner Teixeira foi vice-campeão, na categoria Superpesado, nos Jogos Pan-Americanos 2023, que ocorreram de 19 a 27 de outubro, em Santiago, no Chile, reunindo os principais atletas de Boxe das Américas. Com isso, o atleta garantiu a vaga nas Olimpíadas 2024, em Paris, na França.

A competição contou com a participação de 130 boxeadores, de 28 países. A delegação brasileira participou com 13 pugilistas, que conquistaram 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze.

Na última terça-feira (24), Abner Teixeira estreou nas Quartas de Final do Pan-Americano, vencendo, por decisão unânime, o mexicano Javier Hernandez. Já, a Semifinal ocorreu na última quinta-feira (26), quando ele derrotou o representante da Colombia, Christian Codazzi, por decisão dividida dos juízes.

Abner Teixeira disputaria o ouro do Pan-Americano, na última sexta-feira (27), contra Joshua Edwars, dos Estados Unidos, porém, a luta não ocorreu. O atleta chegou à competição com uma lesão grave no joelho direito, com rompimento total do ligamento cruzado anterior, que ocorreu poucas semanas antes, durante um treino. Diante disso, a comissão técnica e médica decidiu preservar o bem-estar e saúde do atleta, o poupando de se expor à luta final.

“Fiquei muito feliz com a vitória de Abner na Semifinal, conquistando a vaga para os Jogos Olímpicos na França, que era o objetivo principal dessa competição, sabendo da dificuldade dele, que estava machucado, com o ligamento rompido e que estava indo na base do sacrifício. Então oramos e torcemos muito aqui para que ele pudesse ter um bom desempenho e conseguisse a vaga neste momento, para que o planejamento para a França possa ser o melhor possível”, destacou o professor Vladimir Godoi, técnico da Lisoboxe.

Abner Teixeira nasceu em Osasco (SP), mas veio para Sorocaba ainda criança. O seu primeiro contato com o Boxe foi aos 13 anos, no projeto social “Boxe – Uma luz para o futuro”, no Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no bairro Maria Eugênia, realizado pela Lisoboxe (Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Em 2011, aos 15 anos, por seu interesse e ótimo desempenho na modalidade, Abner passou a integrar o “Atleta do Futuro”, outro projeto da Lisoboxe também apoiado pela Prefeitura, com o objetivo de revelar futuros atletas, envolvendo treinos com pugilistas de alto rendimento da equipe. A partir dali, ele passou a se dedicar e investir na carreira de boxeador, sob o comando do professor Vladimir Godoi.

“Aqui, continuamos trabalhando e desenvolvendo esse projeto social maravilhoso que temos em Sorocaba, para poder revelar novos campeões mundiais e olímpicos, como Abner, bem como poder continuar contribuindo com a formação, desenvolvimento e a vida de muitas pessoas, homens e mulheres, meninos e meninas da cidade, ajudando-os a encontrar um caminho de prosperidade, vitalidade, protagonismo na própria vida e, principalmente, um caminho do bem”, finalizou o professor e técnico.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo